Melhores filmes da década de 80 e 90

ETwallpaper
Eu fui uma criança dos anos 80. Juntamente comigo, milhares de pessoas se lembram com saudades dos filmes que passavam nessa época. Pensando nisso, eu resolvi elaborar uma nova lista dos melhores filmes dos anos 80. São filmes que mais me marcaram. Não necessariamente feitos nos anos 80, mas que pegaram aquele período de infância e adolescência. Vou ter que chover no molhado novamente de lembrar que esta não é uma lista meritocrática. Não estou dizendo que um filmeé melhor ou pior que o outro. Você certamente sentirá falta de algum filme aqui. Isso se explica facilmente pelo fato de que a Sessão da Tarde passa há quase 30 anos na tv, todo dia, e fica difícil colocar todos. Mas na minha humilde opinião, os que vou colocar aqui são clássicos. Saca só:

1- Caravana da Coragem -

ewoks1216017 Os melhores filmes dos anos 80

Super clássico. Este filme veio na rabeira do sucesso que os Ewoks fizeram em O retorno de Jedi. Sobretudo com as crianças menores, que viam neles ursinhos de pelúcia vivos. Lembro claramente como era legal ver e rever caravana da coragem todo ano. (o filme foi um dos que mais repetiu na tv) Inesquecíveis aquele adolescente babaca e sua irmã de voz irritante que tentam salvar os pais, acidentados em Endor. O filme vale mesmo pelo monstrão gigante.

2- As sete faces do Dr. Lao -

7facesofdrlao121052320 Os melhores filmes dos anos 80

Nossa, meu. Quem não viu esse perdeu. O filme é um tipo de western-nonsense, onde um velho chinês surge com um tipo de circo mambembe de horrores noa pequena cidadezinha opressiva do oeste americano, com pessoas em conflito. O ponto alto pra mim é quando o monstro marinho (um girino) é tirado do aquário e em contato com o ar começa a crescer, tornando-se uma besta gigante horrenda. Além disso, tinha a medusa, que transformou pessoas da platéia em estatuas de pedra.

3- Lagoa azul –

3610ctz19440807 Os melhores filmes dos anos 80

Fala sério. Quem não sonhou em comer a Brookie Shields naquela ilha paradisíaca no meio do pacífico? O filme é também um clássico e mostra dois jovens inocentes que se refugiam numa ilha e ali crescem, sem saber nada sobre sexo, amor, etc. O filme é piegas, mas é muito bonito, fez bastante sucesso e tem uma poética que se perde na “continuação”, o tal do “de volta à lagoa azul”.

4- Os goonies –

17f85819539031 Os melhores filmes dos anos 80

Falar dos Goonies é algo obrigatório numa lista como esta. Este filme está com honras na minha lista dos preferidos de todos os tempos. Dizem que vem uma continuação aí. Eu estou ouvindo isso desde a sexta série, hehehe.  Em resumo, (para quem esteve fora do planeta nas últimas décadas) o filme trata de um grupo de jovens vizinhos que vão ter que se mudar porque os pais não tem dinheiro para arcar com os imóveis, e uma empresa deseja derrubar o conjunto habitacional. Perseguições, mapas do tesouro, piratas e gigantes deformados tornam o filme uma obra prima da década de 80. A trilha sonora da Cindy Lauper marcou a geração goonie.

5- O feitiço de Áquila -

ladyhawk9609478 Os melhores filmes dos anos 80

Eu já disse aqui no blog o quanto amo este filme. Pra mim ele é perfeito em todos os sentidos que um filme de ação e fantasia deve ser. Ele tem efeitos especiais maravilhosamente bem dosados, a história é uma fábula clássica, o conceito e atores perfeitos. Tudo funciona, principalmente a trilha sonora do Alan Parsons .  Isso sem contar que ele tem a minha eterna diva da adolescência, Michele Pfeifer, como a mulher apaixonada que nunca podia ver o amado. Quando era de dia, ele era um cavaleiro comum e ela era um falcão. Quando virava a noite, ela era uma mulher linda, e o cavaleiro virava um lobo negro assustador.  O casal é ajudado por um ladrão golpista, Philippe Gaston, interpretado pelo Mattew Broderick. Uma obra prima. No último terremoto em Áquila na Itália, os cenários medievais do filme foram bastante destruídos.

6- Conta comigo –

contacomigo9185343 Os melhores filmes dos anos 80

Um dos filmes que mais reprisaram na história do programa. Trata-se de um filme de roteiro sensacional sobre um grupo de amigos que resolve viajar em busca do corpo de um adolescente desaparecido. Um filme ótimo sobre amizade.  Curiosamente, é baseado num romance do mestre do suspense, Stephen King.

7- Um tira da pesada -

tiradapesada19245103 Os melhores filmes dos anos 80

O Eddie Murphi tornou-se uma grande celebridade com a ajuda deste filme e suas continuações. Uma comédia policial bastante agitada, onde ele é o Axel Foley, um policial meio maluco que vem de outra cidade para Bervely Hills, e taca o terror na bandidagem. O melhor fica por conta das improvisações de Foley para se infiltrar nos lugares. Curiosamente, este tipo de coisa, embora teatral, realmente funciona. A música é inesquecível e teve um remake recente com aquele sapo 3d crazy frog.

8- A fantástica fábrica de chocolates –

fantasticafabrica968061 Os melhores filmes dos anos 80

Uma obra sensacional. Eu lembro quando vi o filme pela primeira vez. Delirei. Eu acreditei que era possível rios de chocolate e lumpa-lumpas fazendo doces. O filme é muito bonito e conta as aventuras de um menino pobre e seu avô numa fabrica de doces gigante e misteriosa. Muito bom mesmo, mas recentemente eu assisti ao remake e achei uma boooooosta. Não tem nem 1% da qualidade do original, onde os lumpa-lumpas eram anões gordinhos. O que eu gosto deste filme é o aspecto de delírio esquizofrênico que ele tem.

9- Karatê Kid –

thekaratekidiii44978099 Os melhores filmes dos anos 80

Este foi repetido tantas vezes que deu pra decorar falas. Pra piorar, eu ainda gravava aquela merda e ficava imitando o Daniel San, pulando num pé só do alto do sofá. O único que presta, na minha opinião, é o primeiro. Como esquecer do Senhor Miagi? Como esquecer dos movimentos básicos do karatê ensinados com “pintar a cerca”, “polir o carro”, e a clássica comemoração: Bansai!!! Este marcou.

10- Te pego lá fora -

tepegolaforascreen02300 Os melhores filmes dos anos 80

Um filme muito bom. Agonizante, mesmo. O cara começa apenas tocando no braço de um aluno novo, um sujeito gigante e com cara de mau, que jura o nerd pela-saco de enfiar a porrada. à medida em que as horas vão passando, o moleque vai vendo que está chegando a hora de entrar no sopapo e faz de tudo para evitar o seu destino trágico. Um filmaço, de roteiro excepcional. Incentiva um pouco a violência, mas não havia este tipo de preocupação babaca e puritana na década de 80. Felizmente. A cena inesquecível é sem dúvida a da professora de inglês.

Tem muito mais aqui!

 

11- Um príncipe em Nova York -

13689ctzaol9989064 Os melhores filmes dos anos 80

Mais um do Eddie Murphy. Neste filme ele é um príncipe africano que vai para Nova York em busca de… (não lembro, acho que casar) Ele então passa a trabalhar num subemprego de faxineiro de lanchonete de subúrbio, e se apaixona pela filha do dono da espelunca, que namora um playboy de meia tigela dono de uma empresa de gel afro chamado Sun Soul Glo. (eu nunca esqueci do nome do troço gorduroso e da propaganda ridícula do produto) A coisa embola quando surge o rei, (com uma puta pele de leão no ombro). Acho que o príncipe estava em busca do amor verdeiro, de uma mulher que gostasse dele pelo que ele é e não por ser um príncipe. Pra mim a melhor cena é a do corte de cabelo. É o próprio Eddie que faz os velhinhos.

12- Fúria de Titãs -

kraken0099888 Os melhores filmes dos anos 80

Nossa, classicaço total. Foi meu segundo contato de verdade com a mitologia, pois o Monteiro Lobato já havia dado uma ajuda neste sentido no Sítio do Pica-pau Amarelo. Mas reconheço que ver o pégaso, ver o kraken, Zeus, Hera… Cérbero… Muito bom mesmo. Os efeitos são sensacionais, num tempo que não tinha 3d. O Rayharryhausen fazia os monstros em stop motion. Inesquecível a medusa em forma de cobra rastejando nas profundezas do inferno.Triste foi estudar a mitologia na faculdade e ver que o filme era uma salada mista de varias tragédias gregas. Com varias imprecisões e licenças poéticas. Mas o que vale mesmo é que deu um filmaço. Este está no top 3 dos mais clássicos da Sessão da Tarde, né?

13- Caça Fantasmas -

ghostbustersphotographc Os melhores filmes dos anos 80

Ghost Busters! Quem é que não viu? Quem não lembra da musica ou das cenas impressionantes de espectros assolando bibliotecas? Quem não lembra dos malucos, do geléia, do Zool… Muito bom. Depois vieram as continuações lixo. Mas o primeiro marcou mesmo a época.

14- Quero ser grande -

querosergrande0219465 Os melhores filmes dos anos 80

Muito legal este filme. Ele mostra um episódio bizarro na vida de um jovem que sentindo-se mal por ter que suportar o peso de crescer, ousou desejar ser grande diante de um brinquedo antigo esquecido num parque em Rode Island.  O bizarro é que magicamente, ele vira um adulto conforme desejou. E daí começa a confusão. Um papel perfeito do Tom Hanks. A cena inesquecível é a do piano gigante.Pouca gente sabe, mas o filme tinha outro final, que foi extirpado. Quando o jovem volta a ser uma criança, abandonando sua namorada adulta em Nova York, ele volta à vida normal. É assim que o filme termina.  Mas originalmente ele tinha uma outra parte no fim:  Surge na sua turma da escola uma aluna nova. Pelo nome ele descobre que é sua namorada adulta que descobriu como rejuvenescer e voltou à infância para ficar com ele. Parece que tiraram este final do filme porque a associação de senhoras cristãs achou meio ofensivo uma mulher adulta ficar com uma criança (mesmo ela voltando a ser criança)

15- Férias Fustradas -

ferias03zo80348504 Os melhores filmes dos anos 80

Uma família que resolve viajar meio mundo para ir a um parque. Uma comédia hilária com Chevvy Chase.

16- Curso de verão -

Uma história bem legal sobre um professor que pega uma turma de péssimos alunos e precisa ensiná-los para que eles passem da ano. A turma é recheada de personagens bizarros. Em tese, a turma inteira ficou de “recuperação”. Mas os alunos são tão merda que o professor-gente-fina-surfista fica puto e se demite para surfar.  A cena inesquecível é a que uma nova professora é designada e os alunos resolvem pregar uma peça nela. Quando a professora entra na sala, todos estão mortos. Pessoas com tripas espalhadas, cabeças decepadas, enforcados, sem olho… Nojentaço. Os alunos, todos maquiados por um dos malucos que curte filmes de terror, caem na gargalhada.Os alunos conseguem que o professor-surfista volte e eles conseguem passar de ano. O cara que tira a maior nota ficou preso no banheiro o filme inteiro.

17- Top Gun -

topgunjpg31660427746 Os melhores filmes dos anos 80

Tom Cruise bancando de piloto de caça. Uma loura, jaquetas de couro cheias de insígnias, porta aviões e jatos tomcat. Uma moto sensacional kavasaki ninja, uma história de amor com uma instrutora de vôo da base. A perda do melhor amigo em combate, vôlei com atores bombadinhos suados para delírio das meninas pós-Menudo, e boas cenas de combate aéreo. Um filme bem legal. A musica tocou tanto que chega a doer no ouvido.

18- A história sem fim -

nes020591040 Os melhores filmes dos anos 80

Muito bom este filme. Baseado no livro homônimo. Na história um menino com dificuldades sociais se refugia num sótão com um livro misterioso. à medida em que lê, sente que o livro fala sobre ele. Uma história muito interessante e inteligente sobre fabulas, reinos de fantasia, heróis e dragões peludos com cara de cachorro. Também teve continuações nojentas.

19- Gremlins -

gremlins19840710680 Os melhores filmes dos anos 80

Quem não se sentiu cheio de vontade de ter um Gizmo só pra si? Ele era bonitinho, fofinho e engraçadinho. Mas ele não podia ser alimentado após a meia-noite. Nem sem ser molhado. E adivinha o que acontece no filme? Isso mesmo. Ambas as coisas, isso faz com que o simpático e peludinho Gizmo dê origem a centenas de bichos horrendos que tacam o terror na cidade.

20- Os aventureiros do bairro proibido -

bscap0026lu4 Os melhores filmes dos anos 80

Classicaço. Este filme mostrou o deus da energia “Raiden” pela primeira vez. Muito legal este filme mesmo. Destaque para a transformação do Lo pan e para o Beholder que habita os sujos tuneis abaixo da Chinatown. Na história, Kurt Russel é um caminhoneiro que vai parar em Chinatow e se envolve no resgate da noiva de seu amigo, raptada pelo tal mago ante-diluviano Lo pan. Muito louco este filme.

21- Curtindo a vida adoidado

curtindoavidaadoidado09 Os melhores filmes dos anos 80

Este é um dos que eu mais gosto. Eu penso que este filme é o clássico insuperável de toda uma geração. Basicamete tem um tema simples. Ferris Bueller (Matew Broderick) resolve matar aula. Ele convence seu melhor amigo e sua namorada a matarem aula com ele e aí a confusão começa e não acaba mais. Destaque para a Ferrari roubada.

21 – De volta para o Futuro -

1ede5d17470350 Os melhores filmes dos anos 80

Quem não se lembra de Martin McFly, do “Dr.” e até do Biff, não viveu os anos 80. De Volta para oFuturo conta uma história até relativamente simples, mas muito poderosa. Um cara volta no tempo e se mete em confusões. Dessa vez, o cara é um jovem adolescente, amigo de um cientista tresloucado e a maquina do tempo é um Delorean. Um filme muito bom, super bem feito e muito bem amarrado. O filme virou franquia que se estendeu até a década seguinte.

22- O Rapto do menino dourado  -

img7531181 Os melhores filmes dos anos 80

Como podemos ver, os anos 80 foram prolíficos para o Eddie Murphy. Neste filme ele é um sujeito que tem que proteger uma criançla que é um tipo de “buda” de ninguém menos que o capeta, cheio de poderes sobrenaturais.

23- Loucademia de polícia -

Anos 80 puro, este filme era o tipo de comédia pastel onde você junta um bando de figuras e coloca esses caras em situações cotidianas e espera o resultado. O melhor sem dúvida era o sujeito que conseguia fazer barulhos bizarros. O filme virou franquia e até desenho animado.

24- Labirinto -

olabirinto17778249 Os melhores filmes dos anos 80

Este filme é muito bom e conta as aventuras de uma adolescente em busca de seu irmão raptado por duendes num labirinto de fantasia. Filmes fantásticos fizeram a cabeça da galera nos anos 80.

25- Inimigo meu -

1128708998f7863257 Os melhores filmes dos anos 80

Eu estou tentando evitar repetir filmes da outra lista filmes de sci-fi e filmes de extraterrestres) mas Inimigo meu marcou uma época. Muito legal ver a amizade surgir entre os eternos inimigos humanos e draks num ambiente totalmente hostil. Quem não lembra do Zamis?

26- Conan o Barbaro -

conan7945321 Os melhores filmes dos anos 80

Eu sei que sou ultra-suspeito para falar deste filme, mas não dá pra deixar o cimério de fora. Sou fã pra caralho (até o limite do dna) dessas histórias da era hiboriana. Foi o filme que mais marcou o Arnold, outro cara que soube como ninguém explorar os anos 80.  Conan descia a porrada. Era mau e não deixava barato. Inesquecível a cena em que Tulsa Doom mostra aos pais de Conan quem é que manda. Tulsa Doom forjou o caráter do Conan. Um tempo depois veio uma continuação, marcando pela produção bem menos trabalhada, menos estilo e com uma apelação mais comercial. Tinha a grace jones, o Mombata e a princezinha metida a besta que merecia umas bifas. Fraco o segundo. Piora ainda quando veio o filme Sonja – a guerreira vermelha. O conan aparece -com outro nome, talvez para não pagar direitos? -  mas tava tão escroto aquilo que nem vou relembrar.

27- Os trapalhões

filhadostrapalhoesposte Os melhores filmes dos anos 80

- Os trapalhões fizeram um monte de filmes na década de 80. Alguns deles marcaram época e registraram o período, como “os trapalhões na serra pelada”, “os saltimbancos trapalhões e “a filha dos trapalhões” – Deste último, eu fui vizinho da Fernanda Brasil, a menina que é a filha dos trapalhões no filme. Tem também “os vagabundos trapalhões” e aquele em que o Didi vira um tipo de Hulk (não lembro qual o  filme, mas era um de corrida).Um mega-clássico do Didi, Dedé, Mussum e Zacarias foi Os trapalhões na guerra dos planetas. Tinha um lance meio apelativo, meio star wars tupiniquim. Naves toscas, efeitos mais toscos ainda, mas era hilário.Os filmes dos trapalhões costumavam passar sempre no dia das crianças. Eu amava principalmente os cartazes. Dia feliz na minha vida foi o que eu conheci o Benício, o cara que fazia esses desenhos. Super gente boa, e na minha opnião um dos melhores ilustradores do mundo.

28- A lenda -

post1393611416052968414 Os melhores filmes dos anos 80

Este é suuuuper clássico. Mais um da linha fantasia total que marcou a época. Este filme é do tempo que filme de fantasia não precisava de um crowd de cem mil guerreitros e monstros saindo na porrada em campo aberto. Ele tinha o mais assutador capetão do cinema, com os mais esplendorosos e alegórico chifres que o cinema já viu. Tom cruise jovem, unicórnios brancos e uma fotografia tão linda que está gravada na mente de uma geração inteira.

29-Krull -

krullglave8487979 Os melhores filmes dos anos 80

Como este filme reprisou! Muito bom também, ele conta a história num mundo místico e fantástico onde um rei pretende se casar, mas sua noiva é roubada por um demônio horroroso e gigante. O que me marcou neste filme era o grito horrendo dos soldados do malvadão. A arma que voava girando e voltava na mão do Krull como um bumerangue e o ciclope, que era muito style. Tem também a primeira cena de morphing do cinema, onde um metamorfo vira um pato ou um porco (acho que ambos) e também um cão.

30- Negócio arriscado -

risky8573923 Os melhores filmes dos anos 80

Neste filme, Tom cruise acaba se metendo numa confusão dos diabos quando resolve dar uma festa e nego estopora com a casa dos pais dele. Em pânico, desesperado com a data da volta dos pais, ele resolve dar um jeito de arrumar tudo. Então abre nada menos que um bordel na casa dos pais. Filmes que envolviam ou sugeriam qualquer tipo de putaria fizeram a festa dos garotos nos anos 80. Quer ver? Olha só o que vem aí:

31- Mulher nota 1000 -

lebrock7256614 Os melhores filmes dos anos 80

Dois nerds babacas resolvem passar o tempo construindo o que seria pra eles, a mulher perfeita. Naquele tempo o computador era uma realidade distante de 99,9% da população mundial e isso explica a viagem do cara escanear fotos de paginas da playboy e uma mulher “3d” no computador ir se ajustando às imagens. A merda toda acontece quando um raio cai na casa bem na hora que eles estavam mandando gerar a mulher e magicamente, uma suuuuper gostosona (Kelly LeBrock)aparece na casa cheia de amor pra dar.Eu olhava para o meu Solution 16 e pensava: Porra, por que não chove? Destaque para as cuecas na cabeça durante o ritual de criação.

32- A última festa de solteiro-

packshot7206294 Os melhores filmes dos anos 80

Hahahaha. Porra é só lembrar o título e a cena do jumento morto com LSD me vem à cabeça. Este filme é um dos primeiros do Tom Hanks e passou muitas vezes na decada de 80. Ele é hilariante e uma verdadeira confusão. A sinopse é: Rick Gasko (Tom Hanks), um motorista de ônibus escolar, está a ponto de se casar com Deborah Julie Thompson (Tawny Kitaen). Os pais dela o odeiam e o ex-namorado dela também, assim, usando o dinheiro que eles têm, planeja criar uma situação que faça com que Debbie desista de Rick. Para complicar ainda mais, os amigos dele resolvem promover uma despedida de solteiro que, como todas as despedidas de solteiro, é em um hotel caro, com muita bebida, filmes pornográficos e prostitutas. Todos estes fatores criam muita confusão para Rick.

33- Perfume de Emanuelle -

emanuelle27149661 Os melhores filmes dos anos 80

Ok, este passava na madruga da Band (cara eu acho que isso AINDA PASSA) e era o filme mais onanista que já passou na Tv. Emanuelle era -como o nome lânguido sugere – um daqueles filmes semi-pornôs italianos com mulheres gatíssimas e situações tão toscas em termos de verossimilhança que a gente até acha graça. No dia seguinte que passava Emanuelle, nós os garotos chegávamos com o maior sono na aula, hahahaha. Na mesma linha destaco o Calígula e o clássico: Rio Babilônia.Isso explica porque nos anos 80 eu era tão magro, hahahaha.

34- Porkys -

castingporkys017064117 Os melhores filmes dos anos 80

Muito bom. Pra mim Porkys é o precursor da linha de filmes do tipo American Pie. Um bando de adolescentes querendo transar. Porkys é excelente e pra época era bem pesadinho. Só passava tarde da noite. Lembra da mulher Lessie que uivava quando chegava ao clímax? (é a mais saidinha das moças do Sex and the city, porém muito mais nova, muito mais gostosa e tão safada quanto) A cena inesquecível é a do final, com a treinadora gorda e baranga tentando agarrar o bilau do Biff.

35- O último Dragão-

ld1b8a94bd8cd2a4dbc370e Os melhores filmes dos anos 80

papagaiada que imitava os filmes do bruce lee, mas no bronx, bairro negro e pobre de Nova York. No filme um jovem chamado “bruce leeroy” luta com um sujeito alto forte e mau, que vive perguntando q”quem é o mestre???” Destaque para a cena mais mentirosa do mundo. Bruce Leeroy pega uma bala de revóver com os dentes. E ela ainda dá o batido brilhinho e o barulhinho: tííím.

36- Highlander -

highlander8675843 Os melhores filmes dos anos 80

Calma. Pára tudo! Highlander merece um destaque nessa joça. O filme é foda, o roteiro ultra-mega-fucking foda e a interpretação… Bem é querer demais, né? O melhor do filme é o Juan Sancho Villa Lobos Ramirez, interpretado pelo eterno James Bond Sean Connery. Mas até que o Mcleod não vai tão mal. O maior problema de highlander é o segundo filme. Tão ruim ,as tão ruim que eu considero ele o pior filme de todos os tempos. os caras tentaram matar o filme explicando o motivo dos imortais como seres de outro planeta… Trevas! Mas não há como negar que highlander 1 seja um filme fora de série, até porque ele foi criado como exercício num curso de roteiro. Era pra ser um exercício de fim de semana, mas de cara o maluco mandou ver e saiu o Highlander. Não é atôa que virou franquia e série.  Isso sem mencionar a musica do Queen, que parece até feita sob medida. Para quem curte colecionar espadas como eu… Já viu, né? Panquei. Só pode haver um!!!!

37- Indiana Jones -

cacadores018996732 Os melhores filmes dos anos 80

Indiana Jones foi um marco dos anos 80. Os melhores filmes (todo menos o último) passaram na Sessão da Tarde. O meu preferido é “a última cruzada” mas devo reconhecer que o que marcou os meus anos 80 foi Indiana Jones e a arca da aliança, com os nazistas derretendo feito picolé.

38- Star Wars -

imperiocontraataca02905 Os melhores filmes dos anos 80

Não preciso falar muito. Só que eu gostava MUUUUITO MAIS da dublagem dos anos 80 do Darth vader, quando ele tinha aquela voz cibernética sinistra. Lembra?

39- Predador –

predator9155365 Os melhores filmes dos anos 80

Aqui está Arnold de novo. Metendo a porrada como semprem, e dessa vez num cara à sua altura. Só que bem mais feio. O bicho tinha uma boca ginecológica, usava dreadlocks e ficava invisível. Ele era de outro planeta e estava aqui por uma razão simples: Caçar humanos. Filmaço.

40- O grande dragão branco -

grandedragobranconews12 Os melhores filmes dos anos 80

Lembra desse? Nos anos 80 os filmes de porrada iam se superando sistematicamente. Surgiu Van Damme e sua linha de filmes sempre iguais. (tipo os do Steven Seagal) Mas o último dragão branco foi um marco. Pelo menos pra mim. Lembro claramente de quase rasgar minha bolsa escrotal tentando abrir o espaguete entre duas cadeiras para mostrar que eu também era um saco de pancada. (é nesse que ele quebra a palmeira no bico?)

41- MadMax -

madmaxmel11884196119327 Os melhores filmes dos anos 80

Muito bom. Um clássico. Também virou franquia porque era bom.

42- Rambo -

rambo19378166 Os melhores filmes dos anos 80

Rambo 1 é engraçado. Ele é totalmente diferente do resto da franquia Rambo. Parece até outro filme. Embora eu me amarre no rambo soldado da franquia, o rambo 1 que é um ex combatente meio sequelado sendo perseguido por um cherife babaca é um puta filmaço com o Stallone mostrando que é bom ator. Ele já tinha feito isso em Rocky, um lutador -onde além de bom ator mostrou que era bom autor.

42- Comando para matar -

466312219425389 Os melhores filmes dos anos 80

Bandidos sequestram a filha de quem? Quem? Arnold! Está pronto o roteiro do filme que é tiro e porrada pra tudo que é lado. Muito bom. Cena inesquecível aquela do lança foguetes virado pro lado errado.

43- American Ninja –

americanninja9493110 Os melhores filmes dos anos 80

Bonecos de porcelana usados por traficando ópio? Soldados mercenarios nas Filipenas? Seja qual for, todo motivo é um bom motivo para o american ninja entrar em ação. Nos anos 80 ser ninja era uma forma de garantir sua “fodicidade”. Eu pensei seriamente em virar um ninja. Comprei um nunchaku e uma estrela ninja. Ambas as armas foram apreendidas pela inspetora do colégio. E eu tive que me resignar em ser apenas um psiconerd.

44- Nas minas do rei Salomão -

314138541090279718067 Os melhores filmes dos anos 80

Este era um tipo de Indiana Jones de produção mais humilde, com um cara que não lembro o nome. Mas tinha o resto todo, templos, armadilhas, perseguições na floresta, índios e vulcões surgindo do nada. Coisas desabando e pessoas pulando do alto de penhascos em riozinhos. Típico filme de aventura. Tem também na mesma linha o Tudo por uma esmeralda

45-Surf no Havaí -

northshore9779070 Os melhores filmes dos anos 80

Este marcou. E muito. Em primeiro lugar, naquele tempo, ser foda e ser surfista eram sinônimos. Todas, TOOODAS as meninas da minha sala eram apaixonadas por um garoto surfista. Então você pode imaginar a inveja nauseabunda qaque eu sentia daquele garoto do filme, que vem de mudança para o havaí, arruma uma nativa super gata e ainda vira campeão de surfe. Até hoje guardo ressentimentos com este filme.

46- Um dia a casa cai -

17f89719842967 Os melhores filmes dos anos 80

Tá aí mais um òtimo filme com o Tom Hanks. Porra, impressionante. Se é anos 80 ou era estrelado pelo Arnold, pelo Tom Cruise, pelo Eddie Murphy ou pelo Tom Hanks! Trata-se da hist´pria de um casal que se muda para uma casa antiga que vive dando problemas. Os problemas vão se agravando quando as reformas no imóvel começam. Muito bom. O melhor ator do filme, é seguramente a casa.

47- Cristine o carro assassino -

0639957313 Os melhores filmes dos anos 80

Imagine um carro assassino que se desamassa sozinho (a mais eficiente cena tocada de trás para frente que tem) e sai matando um a um? Imaginou? È este filme.

48- O cadillac Azul -

1996030015640 Os melhores filmes dos anos 80

Um filme fenomenal. Roteiro priomoroso. Este é aquele em que um pai idoso pede aos três filhos que atravessem os EUA para trazerem pra a mãe deles, no dia do aniversário um raro cadillac azul. Na viagem os três tem que levar o carro (dentro dele)  até a Flórida. Os filhos que já não se falavam e vivem às turras resolvem atender ao desejo do pai e fazem a viagem. Gradualmente eles passam por um bilhão e meio de rolos e confusões… resultando na destruição total do carro. O final é magistral. E eu não vou contar.

49- Dirty Dancing, Ritimo quente -

dirtydancing20096352 Os melhores filmes dos anos 80

Filmes de dança marcaram os anos 80. Nessa linha estão clássicos eternos como Flashdance (música ótima) e Footloose. Eles provavelmente eram algum tipo de sinal harmônico de filmes-musicais da década anterior como Grease e Embalos de sabado à noite, com o dançarinator John Travolta.Nos anos 80 teve também o “lambada! A dança proibida“… Lembra disso?

50- Lassie -

lassie450189808 Os melhores filmes dos anos 80

Quando eu era criança eu amava assistir filmes de cachorro. Filmes como Lassie, que viraram franquias. Naquele tempo também tinha o Benji que passa sempre no SBT, além do clássicaço: Rintimtim. E o K9, um policial bom pra cachorro? Eu ficava intrigado com a inteligência daqueles cães-atores. Filmes com bichos deram muito certo. Destaco também Corcel Negro. Lindas cenas do menino com o cavalão preto correndo na beira do mar. Só dava isso no Supercine.

Bônus – Jogos de guerra -

adswargames0253552 Os melhores filmes dos anos 80

Novamente Mattew Broderick estrela um filme bônus na lista. Ao lado do Arnold, Eddie Murphy e Tom Hanks, Mattew Broderick marcou os anos 80 sabendo escolher em que filmes atuar. Neste filme, um jovem metido a hacker joga contra o computador num jogo de guerra sem imaginar que invadiu um software militar e que está prestes a iniciar a segunda guerra mundial.

Dito isso, vamos à continuação do post anterior.

Apertem os cintos- O piloto sumiu

o piloto sumiu Os melhores filmes dos anos 80   parte2
Tá aí um clássico das comédias escrachadas que se tornariam muito famosas nos anos subsequentes. O filme é uma paródia com vários filmes envolvendo desastres aéreos. Era (pelo que me lembro) muito engraçado. E algumas cenas ficaram marcadas na minha memória, como quando uma mulher tem um surto histérico e um homem dá umas bofetadas nela para que ela recobre a consciência. Sem seguida, a câmera se move lateralmente e vemos uma fila indiana de pessoas com barras de ferro, tacos de basebol, luvas e boxe e etc esperando sua vez de esmurrar a dona histérica.

Tem muito mais aqui!

 

Grease – Nos tempos da Brilhantina

Grease   Soundtrack Os melhores filmes dos anos 80   parte2
Este filme é do fim dos anos 70, mas a história se passa nos EUA dos anos 50. Sucesso do gênero musical, com Olívia Newton John e John Travolta, o filme cansou de passar na Sessão da Tarde. A história é meio água com açúcar, contando, dançando e cantando o romance dos dois jovens.

Carruagens de fogo

Carruagens De FogoDublado Os melhores filmes dos anos 80   parte2
Esse também é sensacional. Conta a história de uma equipe olímpica da Inglaterra que se preparava para os jogos de 1924. Uma das coisas mais marcantes do filme são os caras correndo na praia, ao som de Vangelis. A música se tornou o mais marcante hino das corridas de todos os tempos. Como veremos no decorrer desta lista, muitos filmes da década de 80 ficaram marcados por suas trilhas sonoras de absoluta qualidade.

Herbie – Se meu fusca falasse
images3 Os melhores filmes dos anos 80   parte2
Imagina só um fusca ganhando vida própria. Este é o mote para um dos mais amados filmes da Disney. Ele é antigo, de 1968, mas durante toda a década de 80 reprisou inúmeras vezes na Tv.

Amadeus

AMADEUS Os melhores filmes dos anos 80   parte2
Este foi um filme que eu qualificaria na linha “cabeça”. Não foram poucos os filmes do gênero “cabeça” ou “bom gosto” feitos nos anos 80. Um exemplo disso é o britânico “A Missão, de 1986″.
Alguns desses filmes são obras primas em diversos quesitos além da interpretação, como roteiro, trilha sonora, direção de arte, fotografia, etc. Amadeus conta a história de Mozart. Amadeus é um drama biográfico, mas isso não o impediu de abocanhar oito Oscars, entre eles o de melhor filme e é considerado por muitos especialistas um dos 100 melhores filmes de todos os tempos.

A missão

1821 Os melhores filmes dos anos 80   parte2
Como eu falei dele, não dá pra deixar este filme de fora. A Missão conta a história de um sacerdote jesuíta que vem para uma missão em plena floresta amazônica. Com ele vem um antigo vendedor de escravos que vive o drama de ter matado o próprio irmão. Com uma trilha sonora espetacular e cenas de tirar o fôlego. No elenco, pesos pesados da interpretação, como Robert DeNiro, Liam Neeson e Jeremy Irons.

Um lobisomem americano em Londres

acervo20 1 Os melhores filmes dos anos 80   parte2
Este filme se tornou famoso graças a genialidade criativa do maquiador Rick Backer, o que fez com que o filme levasse pra casa o Oscar de melhor maquiagem. A cena da transformação se tornou cult. Em termos de história não é lá muito forte, resumindo-se a aventura de um jovem que é perseguido e mordido por um lobisomem quando viajava com um amigo pela Inglaterra. O amigo morre e ele acaba ferido. Posteriormente, ele descobre que foi “infectado” e que se tornará um lobisomem na proxima lua cheia.

Sexta Feira 13

acervo210 1 Os melhores filmes dos anos 80   parte2
Filmes do tipo que não pode faltar sangue eram comuns na década de 80 e 90. Inicialmente o objetivo era fazer filmes de terror sérios, mas a coisa gradualmente se tornou tão gore que alguns caíram no humor escrachado de tripas, sangue e etc. Sexta Feira 13 conta a história de Jason, um assassino serial, que é uma espécie de morto-vivo. Sua especialidade é esquartejar e matar de maneiras criativas uma série de jovens que vão para um acampamento nas marges do lago cristal lake. Uma curiosidade do Jason é que ele nunca aparecia correndo. Mas sempre estava andando atrás de pessoas desesperadas e subitamente aparecia na frente delas, saído de um arbusto ou de trás de uma árvore. Lotado de clichês, o filme gerou tantos filhotes quanto a série Rocky. A verdade é que a franquia de Jason não acabou. Ela atravessou as décadas de 80, e a de 90. Acredite ou não, o maníaco já foi parar até no espaço!
Jason já “morreu” de todas as maniras que se pode imaginar. Ao longo dos filmes, ele já foi queimado, mutilado, bombardeado, atacado por poderes paranormais, afogado, eletrocutado, espetado de todas as formas imagináveis, derreteu no ácido, foi atropelado, enforcado, esmigalhado, e etc, mas sempre volta, com sua indefectível máscara de hóckey que oculta sua face grotesca e seu facão de mais de um metro.

A hora do Pesadelo

ahoradopesadelo7a Os melhores filmes dos anos 80   parte2
A hora do pesadelo seguiu nas fronteiras de Sexta Feira 13. Me parece que os produtores pegaram o mesmo publico alvo. Não tardou a surgirem discussões nerdescas entre quem seria vencedor numa luta entre Jason e o astro de A hora do espanto: Freddy Kruegger.
Em A hora do pesadelo, Freddy Kruegger é um maníaco assassino de crianças que usa uma luva contendo navalhas nas pontas dos dedos. Após morrer queimado numa vingança dos pais das crianças que ele matou, Freddy não vai para o inferno. Ao contrário ele consegue habitar o universo dos sonhos. Então ele se aproveita deste poder para causar verdadeiras chacinas em adolescentes (filhos dos caras que botaram fogo nele).

A hora do espanto

ahoradoespanto Os melhores filmes dos anos 80   parte2
Devido aos nomes serem parecidos, muitas pessoas confundem A hora do pesadelo, do Freddy Kruegger com o A hora do espanto.
A Hora do espanto é a história de um jovem fanático por filmes de terror que descobre que seu vizinho é na verdade um vampiro. Então ele se junta com um caçador de vampiros de um programa de Tv chamado Peter Vincent e tentam matar o vampirão boa pinta. Muito legal este filme, que teve até continuações. Aliás, continuações eram sempre esperadas por filmes que faziam sucesso nos anos 80. Nem sempre dava certo, como no caso de Highlander.

Harry & Sally – Feitos um para o outro

1245085273 harryesallyposter02 1 Os melhores filmes dos anos 80   parte2
Um ótimo filme dos anos 80. Harry & Sally conta a história de um casal que inicialmente se odiava, mas que gradualmente percebem que estão apaixonados. O filme é ótimo e a cena mais clássica é a que Sally mostra a Harry que consegue fingir um orgasmo com grande realismo, para espanto de todos os que estão numa lanchonete.

O último Guerreiro Estelar

LastStarFighter Os melhores filmes dos anos 80   parte2
Este é o filme da vida de um jovem que vive num lugar marcado pela mediocridade e se isola numa maquina de flipperama. O cara consegue bater o recorde no jogo “guerreiro estelar” e durante a noite recebe a visita de um alien, que o recruta para defender a galáxia. Segundo diz o alien, a maquina de flipper é um simulador espalhado por todos os planetas da galaxia para encontrar o melhor piloto – que é ele. Filmaço. Destaque para a cena em que o irmão do cara acorda e vê o robô, réplica do cara que deixaram no lugar dele, consertando a própria cabeça.

Corcel Negro

corcelnegro Os melhores filmes dos anos 80   parte2
Esta é a amizade entre um Cavalo e um menino. Quando um naufrágio deixa Alec, um corajoso garotinho e “O Negro” – um selvagem garanhão árabe – perdidos em uma ilha desolada, os dois vêem crescer uma amizade especial entre eles. Quando são resgatados, Alex e seu magnífico cavalo continuam suas aventuras quando unem forças com um ex-jockey e treinador de cavalos. Percebendo a combinação vencedora do espírito indomável de Negro com a devoção inabalável de Alex por seu amigo, ele assume ambos como seus protegidos, e os prepara para disputar cabeça a cabeça com os melhores puros sangues na “corrida do século”.

O Pequeno Príncipe

o pequeno principe Os melhores filmes dos anos 80   parte2
Uma tentativa de levar às telas a obra máxima de Saint Exupery. Bem feitinho, com um visual legal e interpretações interessantes. Eu achei que o filme peca por tentar colocar forçosamente musica e dança em algo que se baseia num livro que não cita nem musica nem dança. Mas a caracterização do menino como pequeno príncipe é ótima. Não chega nem a unha do dedo mindinho do pé do livro, que é deveria ser listado como um dos dez melhores livros já produzidos pela humanidade na minha opinião, mas vale a diversão.

Tuff Turf

tuffturf Os melhores filmes dos anos 80   parte2
Muita gente pediu para colocar este filme na lista. Engraçado que minha memória havia apagado completamente Tuff Turf das listas de filmes clássicos da sessão da tarde… Tuff Turf é um dos muitos filmes envolvendo temática adolescente. A história é de um jovem que se muda para uma cidade. O novato, meio problemático, rapidamente se envolve num romance com uma garota que é namorada do chefe de uma gangue local. Há referências claras ao filme Juventude Transviada. Os anos 80 foram marcado por uma mutueira enorme de filmes de adolescentes. Curiosamente lá pelo anos 90 essa fonte praticamente secou, sobrando apenas os filmes da linha american pie. No próprio Brasil se fez desse filme. Duvida? Saca só o próximo filme da nossa lista, que conta com ninguém menos que Sérgio Mallandro no elenco:

Menino do Rio e Garota dourada

garota dourada Os melhores filmes dos anos 80   parte2
Agrupei os dois porque eles são praticamente a mesma coisa.
Vendo que filmes com temática adolescente faziam enorme sucesso, os cineastas brasileiros não deixaram barato e a Embrafilme contribuiu para trazer à baila um filme nacional focando neste público. Era 1981 e surgia então Antônio Calmon (que posteriormente faria a direção de Armação Ilimitada, continuando a explorar o nicho) com a obra Menino do Rio. Calmon dirigiu este filme, que tem como personagem principal o André De Biase no papel de Valente.
Em menino do Rio, o jovem surfista Ricardo Valente se apaixona pela modelo Patrícia Monteiro, menina rica e sofisticada. Para conquistar o seu amor ele terá de enfrentar o preconceito da família e a fúria do noivo de Patrícia. O filme deu certo e rapidamente, Calmon que não era bobo tentou repetir o feito, com o mesmo ator e praticamente a mesma história! Então surgiu Garota Dourada.
O filme é uma espécie de prévia do que seria Armação Ilimitada anos depois. Um jovem surfista, o mesmo Valente de Menino do Rio, agora gosta de uma garota chamada Diana. A sinopse: Depois de ser abandonado por sua esposa, o surfista Ricardo Valente decide ir para o litoral catarinense na companhia de sua filha e do astro de rock Zeca. Lá ele se apaixona por Diana e desperta fúria do inescrupuloso Betinho, também apaixonado pela moça. Os dois travarão uma emocionante disputa pelo coração de Diana, a “garota dourada”.
Uma coisa curiosa que tem em um desses filmes é uma abdução! Se não me falha a memória, um dos personagens está voando de ultraleve quando vê uma luz dourada em sua frente. A luz libera um facho luminoso e ele desaparece para sempre.

A garota de Rosa Shoking

a garota rosa shocking Os melhores filmes dos anos 80   parte2
Os romances não correspondidos sempre renderam belos filmes. A Garota de rosa shoking é um desses exemplos. Na história, uma garota pobre vai estudar em colégio frequentado por ricos. Ela logo se apaixona pelo garoto mais popular da escola e passa a sonhar em ter um vestido especial para ir ao baile de formatura e poder conquistá-lo.

D.A.R.Y.L. –

daryl Os melhores filmes dos anos 80   parte2
Esta é a história de um menino que é encontrado sem memoria. Ele é adotado e ao longo do filme, sua história aparece. Ele é um robô. Uma espécie de ciborgue militar altamente desenvolvido. (olha, tem muuuito tempo que eu vi este filme, então não tenho certeza se é exatamente assim, mas é por aí) Eu só lembro bem que ele rouba um jato militar! DARYL seria o namorado perfeito para a Super Vicky! Quem não lembra dela?

2001 – Uma Odisséia no Espaço

20011 1 Os melhores filmes dos anos 80   parte2
Embora não seja um filme feito nos anos 80, foi nessa época que tive contato com a obra prima de Stanley Kubrick. Um filme muito bom, que tem um dos inícios mais espetaculares do cinema, além de cenas fantásticas. Mas quando vi pela primeira vez eu achei chato. Parado e sem graça. Na verdade, eu não tinha ainda a maturidade para perceber a obra como deveria. Anos depois eu revi e realmente descobri o filme. Na história, uma estação espacial nas proximidades de Júpiter controlada por um computador chamado HAL 9000 é o lar de dois astronautas que seguem em missão de desvendar misterioso monolitos negros, supostamente criados por uma entidade alienígena. No meio da viagem HAL9000 surta. è muito bom. Inacreditavelmente bem feito para o ano de produção, 1968. Os avanços nos efeitos especiais obtidos com 2001 ajudaram muito a George Lucas conseguir produzir Star Wars.

STAR WARS

lgfp1416a new hope original movie score star wars episode iv poster Os melhores filmes dos anos 80   parte2
O fim da década de 70 e início da década de 80 trouxe a baila superproduções na linha da ficção científica. Junto desse momento, surgia um mega clássico, que afetaria o cinema americano de modo único: Era Star Wars. Embora não fosse ficção científica, era algo a que se chamou de “Space Opera”, ou um filme de fantasia acontecendo numa galáxia distante. O filme levou prêmios diversos entre eles o oscar de melhores efeitos especiais. O filme deu origem a uma série, e projetou diversas franquias, como a literária, a de desenhos animados, brinquedos, a indústria dos efeitos especiais que atingiu um padrão de qualidade nunca visto antes, jogos eletrônicos, quadrinhos… Enfim um mundo de coisas que tornaram o jovem diretor George Lucas um dos mais afortunados de Hollywood.

Garotos perdidos

garotos perdidos poster Os melhores filmes dos anos 80   parte2
Este é um filme supostamente de terror, dirigido por Joel Shumacker. Trata-se de mais um filme de vampiros. Do mesmo modo que muitos filmes deste período (como Tuff Turf e karatê Kid) a sinopse trata da mudança de um jovem para uma nova cidade. Michael e Sam mudam-se para Santa Clara, na Califórnia, uma cidade que tem muitos jovens desaparecidos. Os dois irmãos descobrem uma gangue de motoqueiros que está mais morta do que viva, pois estão se transformando em vampiros. Como Michael se apaixona por Star, uma destas criaturas, Sam precisa agir para salvar o irmão.

Filmes do Simbad

sinbadeyetiger Os melhores filmes dos anos 80   parte2
Durante os anos 80, na minha época de criança, eu pirava o cabeção olhando os monstros criados por Ray Harryhausen para a série de filmes do Simbad. Ainda não havia a computação grafica e sua qualidade realista. Para se fazer um monstro ganhar vida, era necessário fotografar um bonequinho quadro a quadro. E Meu Deus! Como aquilo parecia real para os meus olhos espantados. A luta do grifo com o centauro me deixava grudado com a cara na televisão. EU simplesmente não conseguia compreender como os caras arrumavam aqueles monstros.

Alguns foram altamente marcantes, como Simbad e o olho de tigre e A nova viagem de Simbad. São filmes sensacionais de um tempo em que os inimigos eram sempre russos, nunca os árabes!

Cobra –

acervo32 Os melhores filmes dos anos 80   parte2
Outro estilo que se popularizou muito nos anos 80 e 90 foram os filmes de machões durões violentos, que resolviam tudo na pedagogia do cascudo, explosão e tiro.
Desses muitos filmes ganharam destaque. Cobra foi um deles. No filme, Cobra é o apelido de Marion Cobretti, personagem do Sylvester Stallone. Cobra é um policial indicado para todos os serviços considerados de alto risco ou impossíveis, mantendo sempre viva a tradição do Esquadrão Zumbi, “os últimos da lista”, especializados em fazer serviços que ninguém mais quer fazer. Quando um assassino começa a cometer crimes na cidade, Cobra é chamado para detê-lo e para proteger suas futuras vítimas, como a linda modelo Ingrid.

A fuga de Nova York

1245083670 fugadenovayorkposter01 Os melhores filmes dos anos 80   parte2
Homônimo do personagem de Stallone, dessa vez é Kurt Russel que interpreta o famoso Cobra Plissken, um cara da linha “Fodão inclemente que explode tudo pela frente”.
N ahistória, em 1997 Nova Iorque se tornou um lugar tão cheio de marginais que o governo dos EUA cercou a cidade e tornou a mesma um gigantesco presídio. Agora uma prisão de segurança máxima, onde estão os piores criminosos. Se fugir de lá é impossível entrar é no mínimo insano, mas quando o avião do Presidente cai em Manhattan, é oferecida a liberdade ao Cobra Plissken, para resgatar o presidente. Para garantir que Cobra cumpra o acordo, é injetado um veneno em seu sangue, de modo que se não retornar no prazo estabelecido com o presidente, não receberá o antídoto.

Planeta dos macacos

planetadosmacacos Os melhores filmes dos anos 80   parte2
Planeta dos macacos é uma série de três filmes de ficção científica que dão conta do que ocorreu com a raça humana depois que os macacos evoluíram e aprenderam a falar. Há qualquer coisa de “A maquina do tempo” do H.G Wells em sua narrativa, com um mundo pós apocalíptico dividido entre os que mandam nos subterrâneos e os que são dominados na superfície, mas ainda assim é um filmaço que abriu interessantes discussões sobre o rumo da humanidade. Principalmente porque ele saiu num momento conturbado da política mundial, quando toda a sociedade do planeta temia (já dava-se como certa) uma guerra nuclear que aniquilaria as duas superpotências. Acredito que Planeta dos Macacos (e também Day After) tenham contribuído de alguma forma para frear esta guerra.

O filme de 68 teve diversas continuações, que permitiram compreender melhor aspectos da história:

  • De Volta ao Planeta dos Macacos em 1970
  • Fuga do Planeta dos Macacos, em 1971
  • A Conquista do Planeta dos Macacos, em 1972
  • Batalha pelo Planeta dos Macacos, de 1973

O filme ainda gerou quadrinhos, brinquedos e até um desenho animado. Posteriormente, nos anos 90 um filme “homenagem” ao tema foi feito, para decepção absoluta minha e de todos os que curtiram a temática a história do remake (que tem perfeitas caracterizações dos macacos) é um lixo.

Ruas de Fogo

ruas de fogo dvd Os melhores filmes dos anos 80   parte2

De alguma forma este filme segue a linha do Tuff Turf. Nele, uma cantora de rock é sequestrada por uma gangue de motoqueiros. Seu ex-namorado retorna então à cidade e, ao descobrir que ela é mantida refém, parte para o resgate. Mas para isso ele deverá passar por gangues rivais, homens violentos que não medem esforços para proteger seus domínios. O filme é considerado uma espécie de Juventude Transviada dos anos 80.

Curto Circuito

curtocircuito Os melhores filmes dos anos 80   parte2

Um robô chamado Jonny 5 leva uma descarga elétrica e fica inteligente. Daí ele escapa do laboratório e começa a fazer um monte de loucuras pela cidade com a ajuda de uma moça bonita.

Excalibur

excalibur Os melhores filmes dos anos 80   parte2

A história do Rei Arthur. Um filme com belas armaduras e cenas de batalhas bastante interessantes. A fotografia é linda. O filme foi indicado para o Oscar pela fotografia e também pelo figurino, que é muito bem acabado.Ficou classica a cena da mão da dama do lago surgindo com a espada em punho em meio a câmera lenta.

Pague para entrar, reze para sair

21541648 4 Os melhores filmes dos anos 80   parte2

Um filme sobre jovens que vão a um parque itinerante e resolvem descer dos carros do trem fantasma para transar no lugar. O que eles não sabem é que o parque guarda segredos tenebrosos. Ficou clássica a risada maldita da bruxa gorda no alto do trem fantasma. Uma das cenas que mais me deu medo na infância é a cara deformada de um dos assassinos.

Atração Fatal

GRD atraaofatal Os melhores filmes dos anos 80   parte2

Um advogado tem uma relação extra-conjugal com uma mulher quando a esposa dele está viajando. Mais tarde, arreoendido de ter traído a esposa, ele resolve encerrar a relação co a tal mulher,  que não aceita ser rejeitada. Ela se revela uma verdadeira maluca, psicopata assassina. A melhor cena é sem dúvida a do coelhinho! Este é um filmaço! Roteiro bem bolado e ótimas interpretações.Uma cena que ficou famosa é a que o advogado e sua amante fazem sexo na pia da cozinha. Uma cena que fez escola, como podemos ver pelo próximo filme em nossa lista.

9 e meia semanas de amor

1341 Os melhores filmes dos anos 80   parte2

Este é um drama erótico que provocou frisson na galera quando eu era pré-adolescente. Sempre tinha alguém que conseguia alugar e chamava as meninas da rua para ir ver. (todo mundo com má intenção na cabeça, hahaha)

No filme, Elizabeth é uma jovem bela e sexy, que trabalha numa galeria de arte moderna, e se envolve com John, um homem rico e poderoso. Eles apaixonam-se de forma muito intensa e começam por praticar fantasias sexuais cada vez mais picantes, o que torna a relação cada vez mais difícil de ser controlada. Posteriormente, Elizabeth sofre de dependência psicológica por John. Uma das cenas mais famosas é a que eles se entregam a uma desvairada sacanagem na cozinha, usando tudo que acham na geladeira.

Hellraiser – Renascido do inferno

hellraiser Os melhores filmes dos anos 80   parte2

Este é um filme de terror baseado na obra de Clive Barker, dirigido pelo próprio. O personagem central (na minha opinião) é o cenobita chamado Pinhead. O filme teve sete sequencias, mostrando seu grande sucesso. Em termos de terror, ele nunca me deu medo, mas é interessante na medida em que parte da premissa ancestral do mito de pandora.

O filme começa com um cara comprando num antiquário um tipo cubo metálico. É uma espécie de quebra-cabeças antigo, e segundo a lenda, este cubo é capaz de abrir uma passagem para um reino de prazer sensual inimaginável. Em troca do prazer, o cubo exige a alma do usuário. A história é enorme, mas posso dizer que logo de cara o sujeito resolve o enigma e vai para o tal mundo de “prazeres além da compreensão” que é povoado por monstros deformados chamados “Cenobitas” para os quais o conceito de “prazeres além da compreensão” são a dor e a  mutilação dos corpos. Resumindo, o cara se ferra de verde e amarelo. Posteriormente ele consegue fugir do inferno e o filme se desenrola…

Monty Python

images4 Os melhores filmes dos anos 80   parte2

Nos anos 80, muitos filmes de humor foram marcantes. Entre os que mais foram exibidos estão os da turma do Monty Python.

Foram produzidos pelo grupo diversos filmes, entre eles:

  • E Agora Para Algo Completamente Diferente (1971)
Uma coletânea de esquetes refilmadas da primeira e segunda temporada do Monty Python’s Flying Circus.
  • Em Busca do Cálice Sagrado (1975)
O Rei Arthur e seus cavaleiros embarcam em uma jornada com sérias restrições orçamentárias em busca do Cálice Sagrado, encontrando vários obstáculos cômicos pelo caminho.
  • Monty Python Meets Beyond the Fringe (1976)
Documentário que mostra a apresentação do grupo junto com o comediante Peter Cook e cenas dos bastidores.
  • A Vida de Brian (1979)
Brian veio ao mundo no primeiro Natal, perto do estábulo em que também nasceu Jesus. Ele passa o resto de sua vida sendo confundido com um messias.
  • Monty Python Ao Vivo no Hollywood Bowl (1982)
Apresentação ao vivo dirigida por Ian MacNaughton.
  • O Sentido da Vida (1983)
Uma reflexão sobre o sentido da vida em uma série de esquetes que vão desde a concepção até a morte e além mais.

Sequestrados (devia ser “A fortaleza”)

fortress cpia Os melhores filmes dos anos 80   parte2

Este filme é sobre umas crianças que são raptadas numa escola junto com a professora, por um grupo de bandidos mascarados de papai noel, leão,etc. No decorrer do filme, essas crianças ficam presas numa caverna pelos bandidos e tem que escapar com a ajuda da professora. Bem supercine, mas muito legal!

Enigma de outro mundo

acervo75 1 Os melhores filmes dos anos 80   parte2

O filme começa com um grupo numa base americana na Antártida que descobre que a base norueguesa explodiu. Eles vão até lá e encontram todos mortos. No local do acidente eles recolhem videos e dados técnicos. Após a análise dos dados, os americanos ficam sabendo que os noruegueses tinham encontrado um disco voador enterrado na neve. Com um helicóptero eles vão ao local que estaria a tal  nave e descobre a mesma. Mas ela está vazia.  Posteriormente, o cão de um dos personagens que entrou na nave começa a se transformar numa criatura horrenda e gradualmente eles percebem que há um alienígena infiltrado entre eles. O alien consegue assumir a forma biológica da vitima, se passando por ela. Começa então um dramático enredo de medo, paranoia e desconfiança. Não se sabe quem é o alien, mas ele destrói as comunicações e os veículos. Agora os cientistas ficam limitados no inverno glacial, com um monstro entre eles. Este é um filmaço, na verdade, remake de um filme anterior dos anos 50. Curiosamente, quando foi lançado, o filme foi um fracasso de bilheteria, mas com o tempo, revelou-se um filme cult que renderia até videogame, livros e quadrinhos. Dizem que no ano que vem (2011) vai sair um novo remake. Tomara que seja bom.

A bolha assassina

blob Os melhores filmes dos anos 80   parte2

É um filme de terror tipo B de 1958. Nos anos 80 ele ganhou um ramake onde a bolha (the stuff) é parte de um projeto secreto do governo. Basicamente é uma coisa disforme que cresce e come pessoas.

Tootsie

supercine anarquiablogspotcom1 Os melhores filmes dos anos 80   parte2

Este é um ótimo filme com Dustin Hoffman. Desesperado em busca de emprego, Michael Dorsey, um ator perfeccionista e de temperamento difícil resolve se vestir de mulher para disputar um papel feminino em uma telenovela. O que ele não esperava era obter tanto sucesso com o seu papel. Porém, manter a farsa fica cada dia mais complicado, especialmente porque ele se apaixona por Julie Nichols, uma das atrizes da telenovela, e caso ele se declare, acabará revelando que é um homem.

O nome da Rosa

nome da rosa poster01 Os melhores filmes dos anos 80   parte2

Um EXCELENTE filme de suspense e mistério. Poderíamos chamar este filme de trama policial, mas infelizmente ele não envolve polícia. Trata-se de uma série de assassinatos cometidos num mosteiro jesuíta em 1327. Um monge experiente e seu aprendiz investigam as mortes. É um filme muito, muito bom mesmo! O filme é baseado no romance homônimo de Umberto Eco.

Os gritos do silêncio

gritosdosilencio01 Os melhores filmes dos anos 80   parte2

Após a chegada de Pol Pot ao poder e a implantação de uma ditadura comunista, um correspondente estadunidense busca encontrar um amigo nos campos de concentração do Cambodja. Durante essa busca, ele testemunha os efeitos do genocídio perpetrado pelos comunistas, responsáveis pelo assassinato de milhões de Cambojanos.

O campo dos sonhos

campo dos sonhos poster01 1 Os melhores filmes dos anos 80   parte2

Um fazendeiro chamado Ray tem uma vida simples e sem aventura. Mas isso termina quando ele, ao estar sozinho em sua plantação de milho, ouve uma estranha voz que lhe diz que “se construir, ele virá”.  Mais tarde Ray tem uma visão de um campo de beisebol iluminado. Então ele descobre que a construção de que a voz fala é um campo de beisebol. Imediatamente Ray começa a recordar seu falecido pai e de todas as histórias dos antigos jogadores que ele lhe contava, sendo que o maior de todos e ídolo dele era o famoso Joe “Descalço”, jogador do Chicago White Sox e que teve a carreira interrompida no auge por um caso de suborno. Então Ray acha que quem virá será Joe, e ele estava certo. Ao concluir o campo, Joe se materializa nele. Ele pergunta a Ray se pode trazer outros jogadores para jogar com ele no campo e Ray, claro, concorda.

Ray está feliz em ver seus ídolos de infância pela primeira vez e ainda jogando da mesma maneira de quando estavam em plena atividade e no auge da fama, mas, ao retirar a plantação para construir o campo, ele ficou sem dinheiro para quitar a hipoteca da fazenda. Seus parentes querem que ele venda a propriedade para não perdê-la, mas Ray está indeciso, pois continua a ouvir vozes e a ter sonhos e visões, que pedem que ele procure outras pessoas: o escritor Terence Mann, um dos favoritos de Ray e de sua esposa quando estavam na faculdade; e um médico de Chisholm, Minnesota, cujo sonho de juventude era ter se tornado jogador profissional de beisebol.

O filme é ótimo e teve três indicações ao Oscar.

Poltergeist, o fenômeno

poltergeist25big Os melhores filmes dos anos 80   parte2

Um filme excelente que dá um medinho legalzinho em alguns momentos. No filme, uma familia se muda para uma casa construída sobre um antigo cemitério indígena. este é o mote para estranhas situações que aterrorizam a família. A coisa fica grave quando os espíritos malignos levam a filha do casal para  uma outra realidade. Bons efeitos e boa direção.

Coração Satânico

CORACAO1 Os melhores filmes dos anos 80   parte2

Um detective particular, é contratado por Louis Cyphre, um misterioso cliente para encontrar um cantor. Entretanto, quanto mais ele se aprofunda na investigação, mais distante fica da verdade. Envolve-se com figuras estranhas, que morrem violentamente e penetra num mundo místico, que não entende. FILMAÇO!

Bagdá Café

bagda Os melhores filmes dos anos 80   parte2

Eu não vi este filme, mas alguns leitores sugeriram. Segundo a sinopse oficial, é um drama passado num remoto posto-motel no Deserto de Mojave. O filme começa quando a turista alemã Jasmin tem uma briga com seu marido e o abandona na estrada. Ela caminha pelo deserto até chegar ao posto-motel Bagdad Café. O posto-motel é frequentado por vários personagens.

O iluminado

o iluminado Os melhores filmes dos anos 80   parte2

Filmaço nota 1000! Passa-se no contexto de uma família isolada em um hotel, do qual tomam conta, cujo pai, escritor, sofre da antes introduzida Síndrome da Cabana, que ocorre quando pessoas vivendo muito tempo enclausuradas se rebelam umas contra outras.

O filho do casal tem uma “iluminação” que o torna capaz de prever e rever acontecimentos e é provido de uma inteligência incomum para sua idade.

Edward Mãos de Tesoura

edward scissorha Os melhores filmes dos anos 80   parte2

Um filme dos anos 90, dirigido por Tim Burton. No filme, um jovem perturbado chamado Edward. Ele teria sido criado por um inventor maluco, e que como peculiaridade possuiu tesouras no lugar das mãos. Antes de morrer, o “pai” de Edward iria presenteá-lo com um par de mãos criadas por ele no natal. Porém, antes que pudesse colocá-las em Edward, ele vem a falecer. Após o falecimento de seu “pai”, Edward fica sozinho onde eles viviam, uma mansão enorme e bastante envelhecida. Um certo dia, uma vendedora de cosméticos bate à porta de Edward e encontra-o lá, completamente só. Ela então resolve levá-lo para casa, onde Edward tem muita dificuldade em conviver, devido principalmente ao preconceito demonstrado pela vizinhança. Mas aos poucos e poucos vai-se tornado popular devido aos talentos que tem. No entanto, há pessoas determinadas a afugentá-lo de novo para a sua mansão.

Colheita Maldita

colheitamalditaposter01 Os melhores filmes dos anos 80   parte2

É um filme de terror baseado no conto de Stephen King, que tem o mesmo nome do filme. Na história do filme há uma entidade demoníaca referida como “Aquele Que Anda Por Detrás das Fileiras”, o qual alicia as crianças da cidade para ritualisticamente assassinarem todos os adultos para assegurar uma colheita de milho adequada. Lembro que quando vi este filme, eu achei ele meio tosco e me surpreendeu o alcance que a obra obteve nos cinemas. Tornou-se cult e hoje já conta com vários remakes e continuações.

Três solteirões e um bebê

images5 Os melhores filmes dos anos 80   parte2

Um filme legal sobre três caras que se vêem na complicada tarefa doméstica de cuidar de um neném. Após darem de cara com o bebê largado na porta deles, os caras se apaixonam pela criança e resolvem criá-la, mas não imaginam os problemas e as confusões que irão enfrentar. Lançado também com o título ‘Três Solteirões e um Bebê. Por aqui o filme ganhou fama pelo suposto fantasma do menino morto que apareceria no filme.

Superman

superman011 Os melhores filmes dos anos 80   parte2

Eu adorava os filmes do Super Homem. Nunca houve um Kal El como Christopher Reeve. Durante a década de 80 os filmes de Richard Donner surgiram, levando legiões aos cinemas. A franquia do homem de aço estreou em 1978 e se estendeu em outros filmes até 1987. Eu amava aquela joça. Até hoje me arrepio com a musica. Superman tem o mérito técnico de ter impactado o cinema com um incremento na tecnologia do chroma key, algo que afeta as produções audiovisuais até os dias atuais. A qualidade ao longo da serie decaiu sinistramente, até literalmente matar a franquia com o episódio IV.

O bebê de Rosemary

poster2 Os melhores filmes dos anos 80   parte2

Este foi um filme de 68, que só pude ver (escondido e me cagando de medo) nos anos 80. A história é até simples, embora bem realizada. Trata-se de uma mulher que descobre gradualmente que está no epicentro de uma espécie de convenção de bruxos que pretende trazer ao mundo ninguém menos que o anticristo. E o pior é que ela descobre que vai ser a mãe da sementinha de Satã. Sinistro. É um filmaço que sempre que passava no corujão lá estava eu grudado na tela.

Instinto selvagem
instinto selvagem poster02 Os melhores filmes dos anos 80   parte2

Instinto Selvagem é uma obra do início da decada de 90.  No filme, um cara que é  proprietário de um clube noturno em São Francisco, é encontrado morto na sua cama. O caso é entregue ao detective Nick Curran, que possui um passado de alcoolismo e consumo de drogas, embora já esteja recuperado. A principal suspeita é Catherine Tramell, uma escritora gostosona, rica, atraente e manipuladora, que mantinha uma relação há já algum tempo com Boz. A psiquiatra da polícia, Beth Gardner, ex-namorada de Nick, é convidada a participar nas investigações, depois de se descobrir que o homicídio de Boz foi copiado directamente de um dos romances de Catherine. Nick acaba por se envolver demasiado e todos parecem ser suspeitos. A cena mais famosa é sem dúvida a cruzada de pernas que Sharon Stone dá durante o interrogatório, mostrando aos policiais que está sem calcinha. Quando a gente era moleque ficava igual uns retardados pressionando o pause na hora “H”, hahaha.

E.T. O extraterrestre

ETwallpaper Os melhores filmes dos anos 80   parte2

Uma das melhores obras que o cinema blockbuster trouxe nos anos 80. Um filme de 1982, Et foi um dos maiores sucesso de bilheteria da história do cinema. A história é simples, sem deixar de ser poderosa. Na trama, um alien é esquecida na Terra e faz amizade com um terráqueo, que tenta ajudar a criatura a voltar para casa. Para atrapalhar, o governo americano quer ficar com a pobre criatura. O filme é lindo e me lembro de ter visto no cinema. No fim havia centenas de pessoas chorando. ET é tão bom que está em sexto lugar na lista dos 100 melhores filmes de todos os tempos, uma lista elaborada pelo American Film Institute.

Uma curiosidade que pouca gente sabe é que o tal comunicador construído pelo alien no filme, usando telefones e quinquilharias diversas da época, como uma sombrinha, realmente funcionava e foi desenvolvido para o filme por um especialista em tecnologia.

Retrocerder nunca, render-se jamais

vandame Os melhores filmes dos anos 80   parte2

Em 1985, a reboque de Rocky, surgiam os primeiros filmes de lutas, que acabariam mais tarde criando todo um segmento cinematográfico próprio. Na história, o clássico feijão com arroz que surge em karate kid, tuf turff: a “mudança” problemática. Após problemas com mafiosos locais, a família de um jovem se muda de cidade. A coisa fica feia quando ele arruma encrenca com lutadores locais. Mas o jovem encontra apoio na aparição do fantasma de Bruce Lee, que o orienta e assim ele mete a bordoada sem piedade no Jean Claude Van Damme. Se não estou errado, este é o primeiro filme significativo do Van Damme.

O enigma da pirâmide

GRD oenigmadapiramide Os melhores filmes dos anos 80   parte2

Em 1870, na Londres vitoriana, as pessoas são afectadas por alucinações em virtude de serem atingidas por um dardo, acabando por as levar à morte. É dentro deste contexto que Sherlock Holmes  e John Watson  se conhecem, quando ainda são adolescentes e estudam numa escola pública inglesa, sendo que nesta mesma época Holmes soluciona o seu primeiro caso. O filme é legal e cheio de bons efeitos especiais. destaque para a armadura fantasmagórica que luta com eles.

A mosca

A Mosca Os melhores filmes dos anos 80   parte2

Um remake do sucesso dos filmes B da década de 50, A mosca conta a história de um cientista que após desenvolver o revolucionário sistema de tele-transporte acaba se submetendo ao experimento. O que ele não sabia é que sem perceber uma mosca entrou com ele na cabine. Após ser desmaterializado na primeira cabine e rematerializado na segunda, o DNA dele se mistura com o do inseto e gradualmente, ao longo do decorrer do resto da película, vemos o cientista sofrer grotescas mutações até se tornar um misto de monstro e mosca gigante. Um dos sucessos mais nojentos do cinema. Recomendo!

A volta dos mortos vivos

images6 Os melhores filmes dos anos 80   parte2

Falando em filme nojento, me veio a mente este outro clássico dos anos 80. A década de 80 foi a década do zumbi mais do que qualquer outra. Foi nessa época que Michael Jackson gravou o sensacional clipe Thriller no qual dançava com pessoas em decomposição saídas dos túmulos. Mas enquanto o clipe de Michael é aclamado como uma das grandes genialidades da musica e video, a volta dos mortos vivos é considerado um cult trash pelos colecionadores e apreciadores do gênero. No filme, após o vazamento de um gás proveniente de um tambor de pesquisas militares escondido no porão de um necrotério, milhares de mortos levantam-se das sepulturas e começam a aterrorizar uma cidade. Posteriormente, um sem fim de filmes de zumbis surgiu. Alguns mais sérios que outros.

Footloose

Footloose Os melhores filmes dos anos 80   parte2

Adivinha só como começa este filme? Isso mesmo, mermão: Um cara se muda da cidade grande para uma cidade do interior. Ao que parece este era o mote preferido nos anos 80.

Em Footloose, ritmo louco, Ren McCormick é um rapaz criado na cidade grande que se muda para uma cidade pequena do interior. Disposto a organizar um baile de formatura, Ren acaba descobrindo que dançar não é permitido na cidade. Apaixonado por música, Ren decide lutar pela restauração da dança na cidade e, em meio a isso, acaba conquistando o coração de Ariel Moore. Entretanto, Ariel é a filha do conservador reverendo Shaw Moore, responsável pelo banimento da dança na cidade, em virtude da morte de seu filho. O melhor do filme fica no final, quando todo mundo cai na dança. A musica marcou a época e até hoje toca no final de festa de casamento para as tiazonas tirarem os sapatos de salto e já mamadas de champanhe até o talo, se esculhambarem na pista.

Clube dos 5

078322687X 01 LZZZZZZZ 1 Os melhores filmes dos anos 80   parte2

Um filme sobre cinco jovens em detenção escolar que gradualmente revelam seus medos, problemas e desejos. É um filme  bom, que retrata os jovens de uma perspectiva inovadora para a época,. tirando um pouco dos estereótipos.Ele está na lista dos 500 melhores filmes, e conta com boas interpretações dos atores. Curiosamente, o roteiro foi feito em apenas dois dias, e as cenas da escola são feitas na mesma escola de Ferris Bueler (curtindo a vida adoidado). O filme virou cult.

Corra que a polícia vem aí

acervo150 Os melhores filmes dos anos 80   parte2

Um ícone do humor,leslie Nielsen vive o policial atrapalhado Frank Drebin , que deve impedir o assassinato da Rainha Elizabeth II , planejado por Vincent Ludwig, um magnata que fez lavagem cerebral em um jogador de baseball, para que ele cometa o crime. No meio de toda essa confusão, ele se apaixona por uma das integrantes do bando de Vincent, que fica incumbida de atraí-lo a uma cilada. E eles acabam vivendo uma louca e estranha história de amor.

Repleto de referências a outros grandes filmes, principalmente do sistema noir de contar histórias, percebe-se todo um charme e cuidado ao se construir tudo no filme, principalmente nos quesitos enquadramento, música e iluminação.

Cocoon

cocoon Os melhores filmes dos anos 80   parte2

Um grupo de aposentados na florida descobre que ao  entrar numa piscina ganham uma energia fora do comum. O que eles não podiam imaginar é que a fonte desta energia eram extraterrestres, mantidos em animação suspensa em cápsulas seladas no fundo da piscina. Quando os velhos descobrem a razão do que está acontecendo, decidem ajudar os extraterrestres a cumprirem sua missão. Um filme legal, que diverte.

Sem licença para dirigir

SemLicenaParaDirigir Os melhores filmes dos anos 80   parte2

Desse filme eu me lembro muito vagamente. Sem licença para Dirigir conta as aventuras (e desventuras) de um jovem que sem possuir a habilitação resolve arriscar e sair com a namorada de carro. Dá um monte de rolo, a maior confusão.

Splash, uma sereia em minha vida

UmaSereiaEmMinhaVida Os melhores filmes dos anos 80   parte2

Ainda jovem um garoto cai de uma barca para se deparar com uma jovem sereia. Ele acaba desmaiado, e quase afogado é resgatado pelos pais. Ao crescer, o jovem, interpretado por Tom Hanks se conforma que o encontro submarino era apenas uma alucinação de quem bebeu muita água. Isso até o dia em que a sereia, agora uma louraça vai procurá-lo em plena nova york. O cara se apaixona por ela e se surpreende ao descobrir que ela é uma sereia de verdade. O típico filme de romance água com açúcar da sessão da tarde.

Blade Runner

blade runner Os melhores filmes dos anos 80   parte2

Um clássico entre os maiores clássicos da ficção científica. Considerado um dos melhores filmes noir, mesmo que se passando no futuro, Blade Runner conta uma história inspirada num romance de Philip K. D. (ei, calma aí! Eu conheço alguém com este nome!!!)

Hehehe, o filme baseado na obra de Philip K. Dick, grande gênio da ficção científica, descreve um futuro em que a humanidade inicia a colonização espacial, para o que cria seres geneticamente alterados – replicantes – utilizados em tarefas pesadas, perigosas ou degradantes nas novas colônias. Fabricados pela Tyrell Corporation como sendo “mais humanos que os humanos”, os modelos Nexus-6 são fisicamente idênticos aos humanos, mas são mais fortes e ágeis. Devido a problemas de instabilidade emocional e reduzida empatia, os replicantes são sujeitos a um desenvolvimento agressivo, pelo que o seu período de vida é limitado a quatro anos.

Após uma rebelião, a presença dos replicantes na Terra é proibida, sendo criada uma força policial especial - blade runners — para os caçar e “aposentar” (matar). O filme relata como um ex-blade runner – Deckard – é levado a voltar à ativa para caçar um grupo de replicantes que se rebelou e veio para a Terra à procura do seu criador, para tentar aumentar o seu período de vida e escapar da morte que se aproxima.

Ao visitar Tyrell, o criador dos replicantes, Deckard conhece sua jovem assistente Rachael, que ignora o fato de que também ela é uma replicante. Rachael tem todas as memórias de uma sobrinha de Tyrell, e apoiada em suas memórias não consegue acreditar que é uma replicante. A cena em que ela é submetida a um teste Voight-Kampff e se convence desse fato é uma das mais comoventes do filme, e levanta questões filosóficas importantes. O policial Deckard se sente atraído por Rachael, sua fragilidade e sensibilidade, e se envolve com ela.

Um a um os replicantes são caçados, e ao longo do filme parecem adquirir características humanas, enquanto os verdadeiros humanos que os caçam parecem adquirir, cada vez mais, características desumanas. Ao fim, as questões que afligem os replicantes acabam se tornando as mesmas que afligem os humanos.

Além do visual futurista criado por Sy Mead, a trilha sonora do Vangelis ajudou muito este filme a ser o que é. A musica é SENSACIONAL!

O exterminador do futuro

the terminator terminator 297809 555 800 Os melhores filmes dos anos 80   parte2

Este filme é uma sensacional história de ficção científica que inicia-se no futuro pós apocalíptico quando as maquinas dominaram a terra e impuseram uma guerra contra os seres humanos. As máquinas decidem então enviar ao passado um robô assassino para matar a mãe do líder da resistência e assim assegurar que ele não venha a existir.  Descobrindo o plano das maquinas, os humanos também enviam um humano ao passado para ajudar a jovem a escapar do robô implacável. É um filme muito bom que superou as expectativas na época de seu lançamento. O público se assustou ao ver que o robô não parava de perseguir Sarah Connor nem após explodir num caminhão de combustível. O filme acabou gerando uma franquia com quatro outras continuações, que apenas complexificaram ainda mais a história.

Platoon

supercine anarquiablogspotcom Os melhores filmes dos anos 80   parte2

Em 1986 Oliver Stone mexeu na ferida norte-americana (que nunca cicatriza) da guerra do Vietnã. Em Platoon, vemos os horrores da guerra do Vietnã através dos olhos de Chris, um jovem recruta estadunidense que se alista voluntariamente para o combate. Na guerra, o jovem trava contato com os sargentos Barnes e Elias: o primeiro, um assassino brutal e psicopata; e o segundo, um pacifista inteligente e sensível.

Namorada de aluguel

images 2 Os melhores filmes dos anos 80   parte2

Ronald Miller (Dempsey) é um típico nerd. Em determinado momento, ele negocia com uma gatinha muito popular na escola, Cindy Mancini, que tinha danificado o casaco de sua mãe em uma festa. Ronald oferece $1.000 de suas economias para a compra de um casaco novo em troca de sua companhia por um mês. Cindy, sem opções e relutante concorda em fazê-lo “popular”, fingindo ser sua namorada. Ambos concordam em nunca revelar o pacto.

Ronald então, troca seus amigos nerds e leais pelos estudantes ditos populares e entra em completa mudança de estilo na direção de Cindy. Durante este mês, os dois descobrem que as individualidades de cada um são muito próximas. Cindy começa a ficar com ciúmes quando vê Ronald saindo com suas amigas Barbara e Patty. Quando o mês termina, Ronald e Cindy terminam o “namoro” de maneira dramática dentro da escola.

Ronald continua sua vida “popular”. Na festa de Ano Novo, Cindy termina brutalmente seu namoro com um ex-estudante quando este descobre sobre seu relacionamento com Ronald. Nervosa e frustrada, Cindy conta a todos na festa a verdade sobre seu relacionamento com Ronald e as mudanças do rapaz. Cindy faz com que todos, até mesmo a turma nerd se afaste de Ronald.

Ronald sofre muito com seu isolamento social; entretanto, chega o momento de redenção quando Ronald defende um nerd de um dos rapazes populares. Ronald argumenta que eles todos eram amigos e de repente se dividiram entre duas turmas. Cindy reconhece a sinceridade de Ronald e os dois se reconciliam quando Cindy opta por ficar na garupa do cortador de grama do rapaz ao invés de sair com seus amigos. Os dois se beijam num final feliz.

Rocky

p1 rocky Os melhores filmes dos anos 80   parte2

Em minha opinião, Rocky é o melhor filme de luta que o cinema americano já fez. É a história de um pobre lutador de categoria baixa que acaba sendo convidado pelo detentor do cinturão de peso pesado  para uma luta. Para se preparar para a luta, Rocky treina com o ex-lutador Mickey Goldmill, enquanto o seu melhor amigo, Paulie, um trabalhador de frigorífico, o deixa praticar socos nas carcaças penduradas no freezer. Durante o treino, Rocky sai em encontro com a irmã quieta do Paulie, Adrian. Na noite anterior à luta, Rocky confessa para Adrian que ele não espera derrotar Creed, e tudo que ele quer fazer é aguentar os 15 rounds contra ele (o número típico de rounds do boxe daquela época) Creed inicialmente não leva a luta à sério, mas Rocky inesperadamente derruba-o no primeiro round e a partida se torna intensa. A luta dura realmente 15 rounds, com cada lutador sofrendo grandes machucados. Depois da luta, Rocky chama por Adrian, que corre até o ringue. Enquanto Creed é anunciado como vencedor por uma decisão apertada, Adrian e Rocky se abraçam e declaram o amor um para o outro. Uma coisa que Rocky tem de muito bom é a musica, uma obra prima de Bill Conti. A franquia deu certo e se estendeu por nada menos que seis filmes.

Tubarão

tubarao poster01 Os melhores filmes dos anos 80   parte2

Spielberg flertou com o suspense e uma dose (pequena) de terror ao criar Tubarão. O filme é de 1975, mas se manteve em exibição por toda as décadas de 80 e 90 em diferentes canais de tv. Este foi outro sucesso de bilheterias de Spielberg, que teve uma produção muito intensa nesta década. Como todo sucesso que acontecia nos anos 80, Tubarão virou franquia e se estendeu por mais quatro filmes. Parte do sucesso pode ser creditada a musica de John Williams. No primeiro filme, uma garota é encontrada morta na beira da praia, possivelmente por um ataque de tubarão.O xerife tenta fechar a praia mas por estar perto do dia 4 de junho (o dia que dar mais lucro na cidade) o prefeito não permite, pois vai criar pânico na população. Só quando uma criança é morta e o tubarão é caçado por todos os pescadores pela recompensa. Brody chama um especialista em tubarões e diz que os atques é de um tubarão branco. Pescadores pegam um tubarão, mas o tal tubarão era um tubarão tigre.Brody,Quint(um caçador de tubarões) e o especialista no assunto decidem matar o tubarão. As melhores cenas se desenrolam no barco de pesca no meio do oceano. O tubarão é uma besta gigantesca e faminta e quase leva a melhor sobre eles. Depois de ver este filme eu adquiri um cagaço crônico de mergulhar em águas profundas. O tal cagaço do monstro de Speilberg perdura até hoje. Mal eu entro na água minha mente já  me sabota tocando os acordes de Williams: Tarã… tarã… tarã…

Maquina mortífera

maquina mortifera Os melhores filmes dos anos 80   parte2

Um detetive famoso por sua ousadia e sangue frio e um pacato e tranqüilo policial que está a espera da aposentadoria se juntam em uma missão para desbaratar uma quadrilha internacional de traficantes de drogas composta por ex-militares da guerra do Vietnã. O mote é extremamente simples, mas não se engane, ele deu origem a uma franquia de bons filmes de ação.

Rain Man

rain man Os melhores filmes dos anos 80   parte2

FILMAÇO! Rain Man conta a história de Charlie Babbitt, um jovem que viaja a um hospital psiquiátrico para tentar descobrir quem é o beneficiário da fortuna que seu pai deixara ao falecer, já que para Charlie ele deixara apenas rosas premiadas e um carro. Ao chegar ao hospital, Charlie descobre que o beneficiário é Raymond, um irmão mais velho autista de quem nunca ouvira falar. Para garantir o dinheiro da herança, Charles se aproxima de Raymond, disposto a brigar judicialmente pela guarda legal do irmão. Os dois então viajam pelo país, conhecendo-se e aprendendo a conviver, e passando por inúmeras dificuldades. Aos poucos, o laço entre os dois irmãos ganha força e o dinheiro deixa de ser importante. Este filme é uma obra prima.

O Vingador do Futuro

acervo60 Os melhores filmes dos anos 80   parte2

Na virada de 1990 surgiu este filme com Arnold Shwarzenegger no papel de Douglas Quaid. O ano era 2084, e o operário Douglas “Doug” Quaid recorre a um implante de memória, para poder simular uma viagem a Marte, já que sua esposa não concordava com uma viagem real. Mas algo sai errado e ele começa a se lembrar de quem realmente era e de fatos que, até então, desconhecia. Perseguido por visões de Marte, resolve ir até lá para conseguir respostas sobre seu passado e é perseguido por Lori, que ele pensava ser sua mulher. Ao chegar em Marte, une-se a um grupo de rebeldes que lutam contra uma corporação que quer dominar o planeta e, consequentemente, dominar o mercado de minério na Terra. Esses rebeldes conhecem o passado de Douglas “Doug” Quaid e ajudam-no a conhecer o verdadeiro propósito das visões e sonhos que o mesmo tem. Assim, torna-se a única esperança de vitória dos habitantes locais. O filme conta com bons efeitos visuais e teve a ajuda da NASA  para criar as paisagens marcianas.

Crocodilo Dundee

acervo146 1 Os melhores filmes dos anos 80   parte2

Crocodile Dundee, é um caçador de crocodilos de um lugar isolado da Austrália. Casualmente chegam notícias sobre ele aos Estados Unidos e um periódico de Nova Iorque decide enviar uma periodista, para realizar uma reportagem sobre este exótico personagem. Finalmente a filha do editor, Sue Charlton, é escolhida para realizar a reportagem. Depois de enviar várias reportagens sobre Dundee ao periódico, e visto o êxito que teve, decide levá-lo a Nova Iorque para o público o conhecer melhor. Na grande cidade tudo resulta em novo e estranho para o exótico caçador australiano, que estava acostumado a viver sem ninguém da comunidade que a grande cidade tem. Entre Dundee e Sue irá surgir sentimentos que acabam em uma história de amor; sendo que Sue já tem um noivo na cidade. A melhor cena é a que o cara tenta assaltar Crocodilo Dundee com um estilete e o caçador de feras australiano saca sua mega-peixeira de fazer tremer até o Jason.

Um morto muito louco

morto muito louco Os melhores filmes dos anos 80   parte2

Larry Wilson e Richard Parker são dois amigos que trabalham em uma companhia de seguros e descobrem uma grande fraude que envolve múltiplos pagamentos de seguro antes que o segurado tivesse morrido. Depois de levarem sua descoberta ao conhecimento de seu patrão Bernie Lomax, este os convida para um fim-de-semana em sua casa de praia. Um dia depois, Lomax é assassinado e seu corpo é encontrado pelos amigos. Em pânico, eles acreditam que não serão atacados pelo assassino se Lomax continuar por perto – e então decidem convencer a todos de que Bernie ainda está vivo. A confusão aumenta quando Richard conhece Gwen Saunders, uma jovem mulher dos sonhos.

Viagem insólita

08 1 Os melhores filmes dos anos 80   parte2

Durante uma experiência científica um piloto de caças é miniaturizado ao nível celular para ser injetado em um coelho mas, o laboratório é invadido por espiões que se apossam da seringa onde ele está. Depois de alguns contratempos com os bandidos, ele é injetado acidentalmente num atendente de supermercado maníaco-depressivo e se desenrola uma divertida e bizarra aventura.

Os fantasmas se divertem

fanta Os melhores filmes dos anos 80   parte2

Adam Maitland e sua esposa Barbara são um casal residindo em Winter River, Connecticut. O casal decide entrar de férias, mas no caminho tem um acidente de carro e caem no rio. Quando voltam para casa, não se lembram de como voltaram – e quando Adam tenta traçar o caminho de volta para ponte encontra um deserto com minhocas gigantescas. Voltando para casa, os Maitland descobrem um livro intitulado Manual para os recém-falecidos, fazendo-os perceberem que morreram. Logo o casal descobre que a irmã de Barbara vendeu a casa para os Deetz, uma família de yuppies de Nova Iorque. A família é constituída do empresário Charles, sua esposa escultora Delia, e Lydia, a filha adolescente e gótica. Adam e Barbara decidem expulsar os Deetz, mas como não podem ser vistos pelos vivos, suas tentativas não surtem efeito. Decidem então ir para o mundo dos mortos atrás de ajuda, e descobrem ser um local marcado por burocracia, com uma enorme sala de espera. Após pegarem uma senha e serem chamados, são informados que têm de passar 125 anos em sua casa, e recebem um livro para aprender a assombrar. Após tentativas frustradas (que só fazem Lydia percebê-los), decidem pedir ajuda ao fantasma especializado em “exorcizar vivos” Betelgeuse/Beetlejuice.

Howard, o Pato

haword Os melhores filmes dos anos 80   parte2

No filme, Howard, é um pato alienígena que foi atingido em seu planeta por um raio laser disparado por uma máquina experimental construída em nosso mundo.

Ele é trazido, através do raio, para a cidade de Cleveland, nos Estados Unidos. Lá, ele conhece uma garota chamada Beverly Switzler, que se torna sua única amiga.

Howard precisa, então, tentar se adaptar à difícil vida e costumes locais. As coisas pioram ainda mais quando descobrem que, juntamente com ele, outro alienígena, chamado Dark Overlord of the Universe, foi trazido pelo raio e tem como objetivo dominar nosso mundo. Howard o pato foi muito mal recebido pela critica e me lemnbro que quando passou na Tv só as crianças pequenas gostaram.

Loverboy – garoto de programa

Loverboy Os melhores filmes dos anos 80   parte2

Rapaz tímido e desajeitado com as mulheres arranja emprego de entregador de pizzas. Seu trabalho o leva a conhecer mulheres de todos os tipos: carentes, assanhadas, feias e bonitas. Aos poucos ele se torna o homem mais cobiçado do pedaço. Esse filme cansou de passar no SBT. É um classico dos 80´s com Patrick Dempsey.

Esqueceram de mim

esqueceram de mim poster01 Os melhores filmes dos anos 80   parte2

Lançado em 1990, “Esqueceram de mim” conta a história de a história de Kevin, um garoto de oito anos, esquecido em casa pela família às vesperas de uma viagem para Paris na época doNatal. Kevin passa a administrar a casa do seu jeito. Então, entra em cena uma dupla de meliantes, Harry e Marv, que planeja roubar a mansão. Porém, os bandidos não contavam com a esperteza do garoto, que os obriga a cair em várias armadilhas.

A dama de vermelho

acervo6 Os melhores filmes dos anos 80   parte2

Com uma trilha sonora de Stevie Wonder, “A dama de Vermelho” conta a vida do executivo Teddy Pierce, que  sempre andou na linha… até conhecer a dama de vermelho. Com pernas maravilhosas e um estilo de arrasar, a sexy Charlotte é tudo aquilo que a fantasia ousa imaginar. Teddy está fadado a se encrencar, após ter decidido ceder, só esta única vez, à tentação, e ele está ansioso pelo momento mais romântico de sua vida. Mas o que Teddy não pode antever são as hilárias complicações que ocorrem quando seus amigos, sua secretária e o marido de Charlotte se envolvem na história.

Flashdance

flashdance Os melhores filmes dos anos 80   parte2

Na linha clássica das histórias de amor que ficaram marcadas por momentos únicos do cinema e também pelas canções fenomenais que emolduraram-nas, Flashdance se destaca no panorama dos musicais românticos. No filme, uma bela moça pobre divide seus dias entre a profissão de soldadora numa metalúrgica e as noites como dançarina numa boate de strippers. Ela se apaixona por um homem bonitão que é seu chefe e vive um tórrido caso de paixão com ele. A cena mais famosa é a que a jovem se submete ao rigoroso teste para poder integrar uma trupe de ballet e realizar seu sonho de virar bailarina profissional.   O filme levou o oscar de melhor canção original por sua trilha sonora e ainda ganhou quatro outras indicações. Este romance  é um dos mais lembrados filmes da década de 80.

Banana Joe e outros filmes de Budd Spencer e Terence Hill

TerenceHillBUDSPENCER Os melhores filmes dos anos 80   parte2

Quem não se lembra dos classicos filmes de Bud Spencer e Terence Hill? De filmes de faroeste a comédias policiais os dois faziam de tudo. Uma constante em sua parceria é que os filmes geralmente eram marcados por franca pancadaria e tapaços nas fuças dos inimigos. Explosões e confusões com comida voando para todos os lados eram lugar comum em seus filmes.

Robocop – o policial do futuro

robocop Os melhores filmes dos anos 80   parte2

Robocop é produto de uma experiência da corporação OCP para combater o crime organizado que se alastra por uma Detroit do futuro. Usando um robô que é parte humano, um ex policial que fora chacinado pelos bandidos, a OCP construiu o protótipo do que poderia ser um policial futurista. Robocop vai atrás dos inimigos e gradualmente se humaniza ao longo do filme. Lembranças de sua vida anterior começam a surgir em sua mente eletrônica e ele tem dificuldade para lidar com os sentimentos. Com a ajuda da policial Murphy, Robocop começa a limpar a cidade dos maus elementos. E também se vinga dos que o mataram. O filme deu certo e virou franquia, gerando dois outros filmes, todos de qualidade inferior ao primeiro, além de quadrinhos, videogames  e desenhos animados. O filme original se tornou cult.

Uma cilada para Roger Rabbit

roger rabbit Os melhores filmes dos anos 80   parte2

Atores reais e personagens de desenho animado interagiram como nunca havia acontecido antes no filme Uma cilada para Roger Rabbit. O coelho engraçado e meio maluco, com uma mulher super sensual tornou-se um ícone da década de 80. O filme abocanhou de uma só vez três oscar e ganhou diversas indicações.

Batman

batman 1 1 Os melhores filmes dos anos 80   parte2

Eu me lembro da fila gigantesca que se formou para ver a estréia de Batman. Estreou em 1989, dirigido por Tim Burton, com o aclamado Jack Nicholson como coringa e contando com a Kim Bassinger  e Michael Keaton no papel do herói. Até então, não havia nada que se comparasse ao Batman das telas e  a galera se amarrou no visual do morcegão. O fime levou até um oscar de melhor direção de arte.

O milagre veio do espaço

acervo66 Os melhores filmes dos anos 80   parte2

Baseado na história criada para um programa de Tv chamado Amazing Stories, Steven Speielberg viu naquele pequeno roteiro um potencial para algo maior. Surgiu então “O milagre veio do Espaço” que é a história de um grupo de inquilinos pobres do sudoeste de Nova Iorque, que estavam tentando impedir a destruição das suas casas quando alguns “visitantes” do espaço aparecem para ajudá-los. Na mesma senda de ET, Contatos imediatos e Cocoon.

O ataque dos vermes malditos

acervo79 1 Os melhores filmes dos anos 80   parte2

Eu acho que este filme era pra ser tipo um filme “b”, mas por alguma razão, deu certo e graças a isso ganhou três continuações e uma série de Tv. No filme, uma cidade chamada Perfeição, já decadente e esquecida no meio do deserto de Nevada, tem entre seus últimos dez habitantes, Val McKee.  Os poucos humanos que restam no lugar terão que lutar pela sua sobrevivência, quando a cidade passa a ser atacada por enormes monstros carnívoros, fedidos, gigantes e com tentáculos na boca que eclodem do chão. Para tentarem sobreviver não podem pisar o chão porque os monstros sao minhocas gigantes que andam debaixo do solo.

Viagem ao mundo dos sonhos

viagem mundo sonhos Os melhores filmes dos anos 80   parte2

Os sonhos visionários de três meninos curiosos e aventureiros transformam-se em uma excitante realidade em Viagem ao Mundo dos Sonhos, a fantasia de ação do aclamado diretor Joe Dante, que combina humor inteligente, afeto e fantasia, com inesperadas reviravoltas. Em seu improvisado laboratório, os garotos usam sua genialidade e também uma surpreendente descoberta para construir sua própria nave espacial e lançarem-se em uma fantástica viagem interplanetária. Uma galáxia de aventuras para toda a família, estrelando o jovem River Phoenix e Ethan Hawke.

Tron

tron1 Os melhores filmes dos anos 80   parte2

Kevin Flynn é um criador de games que tenta entrar no Programa de Controle Mestre (MCP) da empresa de Ed Dillinger, pois seus projetos novos foram roubados pelo ganancioso empresário. Para isso ele conta com a ajuda de Alan e Lora, dois funcionários da empresa de Dillinger. Mas quando iria pôr seus planos em ação, acessando o computador dessa empresa para tentar provar que fora trapaceado, Flynn sofre um acidente com um laser desmaterializador e é transportado para dentro do MCP, onde se encontra em uma realidade virtual. Dentro do computador, ele é transformado no programa Clu e precisa se aliar à Tron (um programa de computador feito por Alan) e Yori (o programa de Lora), tentar destruir o MCP  e recuperar seus projetos. Um filme de conceito e visuais sensacionais, que eu recomendo totalmente.

Contatos imediatos de terceiro grau

bfb393199b8a480e2f6697cc919b7b0a 1 Os melhores filmes dos anos 80   parte2

Produzido em 1977 ele é considerado o melhor filme de alienígenas de todos os tempos.  Esta é mais uma obra de Speielberg a lidar com criaturas do espaço. No Deserto de Sonora, o cientista francês Claude Lacombe e seu intérprete americano David Laughlin, junto a alguns pesquisadores científicos do governo, descobrem um esquadrão de aviões da Segunda Guerra Mundial. Os aviões estão intactos e em perfeitas condições operacionais, mas não há sinal de pilotos. Mais tarde, no Controle de Tráfego Aéreo de Indianapolis, um controlador escuta duas aeronaves quase colidirem em pleno ar com um OVNI. À noite em Muncie, Indiana, um garoto de três anos de idade chamado Barry Guiler  é acordado pelos seus brinquedos, que passam a funcionar sozinhos. Fascinado, ele sai da cama e corre para fora de casa, forçando sua mãe Gillian a correr atrás dele, sem sucesso.

Enquanto isso, durante um blecaute próximo dali, o eletricista Roy Neary sofre um contato imediato de terceiro grau numa rua escura e vazia, e logo depois testemunha uma perseguição policial a OVNIs. Roy se torna fascinado por OVNIs, para o aborrecimento de sua esposa Ronnie. Ele também fica obcecado com a imagem de uma montanha que surge em sua mente e passa a fazer modelos dela. Gillian também fica obcecada com a mesma montanha. Mais tarde, ela é aterrorizada por um OVNI que brinca com objetos da sua casa e abduz seu filho, apesar das suas tentativas de proteger o filho e a casa. Enquanto isso, o comportamento crescentemente anormal de Roy faz com que Ronnie e seus três filhos saiam de casa. Roy assiste na televisão uma notícia sobre um acidente de trem próximo à Devils Tower National Monument em Wyoming e reconhece que a montanha que o atormentava. Gillian também assiste à notícia e ambos viajam em direção ao local, junto a vários outros que tiveram a mesma experiência.

No resto do mundo, as atividades alienígenas aumentam. Claude e David investigam ocorrências junto com outros especialistas das Nações Unidas. Testemunhas relatam que os OVNIs produzem uma melodia de cinco notas em uma escala maior. Cientistas transmitem a melodia para o espaço mas a resposta vem na forma de uma série de números repetidos que, segundo David, são coordenadas geográficas que apontam à Devils Tower. O Exército dos Estados Unidos evacua a área, falsamente afirmando que o acidente de trem derramou gás tóxico, e assim preparando uma área de pouso para os OVNIs e seus ocupantes.

Vários civis são impedidos de entrar na área, mas Roy e Gillian conseguem passar pela barreira assim que dúzias de OVNIs surgem no céu. Os especialistas do governo tentam se comunicar com os OVNIs com luzes e sons. Então, uma imensa nave-mãe pousa e libera várias pessoas que haviam sido abduzidas com o passar dos anos, incluindo Barry. A comunicação continua na forma de sons e luzes, e os oficiais do governo decidem incluir Roy num grupo de pessoas selecionadas para adentrar a espaçonave. Quando Roy entra na nave, um alien se aproxima dos humanos. Lacombe utiliza sinais manuais de solfejo para representar a frase musical alienígena. O alien responde com os mesmos gestos, sorri, e retorna à nave, que decola em direção ao céu.

O brinquedo assassino

2hmhpc7 1 Os melhores filmes dos anos 80   parte2

Na noite de 9 de novembro de 1988. Charles Lee Ray, o notório “Estrangulador de Lakeshore”, está sendo perseguido pelo Detetive Mike Norris. Abandonado por seu parceiro de crimes Eddie Caputo, o assassino refugia-se numa loja de brinquedos, na qual é fatalmente atingido no coração por um tiro do policial. Mas antes de morrer utiliza seus conhecimentos de magia negra de voodooe transfere sua alma para um boneco da linha Good Guys, que estava na ocasião sendo promovido na TV. O boneco que contém a alma do assassino morto é encontrado por um mendigo, que o vende a Karen Barclay como presente de aniversário para seu filho de seis anos de idade, Andy Barclay. Vivendo agora como o boneco Chucky, Charles descobre que precisa transferir sua alma do boneco para o corpo da primeira pessoa a quem revelou seu segredo, ou seja, Andy, a fim de ressuscitar ou ficará preso no boneco para sempre.

Top Secret!

acervo26 Os melhores filmes dos anos 80   parte2

Nick Rivers  é um cantor americano que vai até a antiga Alemanha para participar de um show que unirá vários talentos mundiais. Só que, na verdade, esse show serve como pano de fundo contra um ataque à submarinos aliados. Durante a confusão, ele conhece e se apaixona por Hillary Flammond, uma das pessoas que faz a Resistência Francesa. Um filme muito engraçado, cheio de maluquices e non sense.

Willow na terra da magia

willow capa2 Os melhores filmes dos anos 80   parte2

Willow Ufgood é um anão e aprendiz de mágico que conta com a ajuda de Madmartigan, um exímio espadachim, numa guerra contra feiticeiros e monstros. Juntos eles terão de vencer todos esses seres para salvar um bebê (que mais tarde será princesa) das mãos de uma terrível rainha, Bavmorda. Bavmorda usa de magia negra para controlar o reino e teme a criança, pois uma profecia diz que será o motivo de sua derrota.

Minha noiva é uma extraterreste

cine anarquiablogspotcom 1 Os melhores filmes dos anos 80   parte2

O astrofísico americano Steven Mills cria um poderoso feixe de raios que é lançado no espaço, ameaçando um planeta numa longínqua galáxia. O planeta ameaçado envia uma nave à Terra e um extraterrestre surge na forma de uma sexy loira sob o nome de Celeste Martin. Esta, que aprendeu a língua e os costumes humanos através da televisão, exibe uma série de bizarros comportamentos que só a filha adolescente de Steven parece notar, como por exemplo, beber o ácido de uma bateria ou meter a mão em àgua a ferver. O bizarro comportamento e os disparates de Celeste divertem Steven que se apaixona por ela. Celeste apenas pretende que Steven salve o seu planeta mas no meio de um inesperado romance inter-galáctico, vai perdendo o sentido da sua missão.

O garoto do futuro

acervo71 1 Os melhores filmes dos anos 80   parte2

Esta é a história de um adolescente que vem de uma família de lobisomens. Primeiro ele esconde o segredo de todos, mas depois torna-se o garoto mais popular da escola e um exímio jogador de basquete. O filme gerou continuações, além de seriados.

Crepúsculo de aço

acervo147 1 Os melhores filmes dos anos 80   parte2

Num mundo pós-apocalíptico, um guerreiro que vagueia pelo deserto encontra um grupo de colonos que estão sendo ameaçados por uma gangue assassina que está atrás da água que eles controlam. Eu nunca vi, mas conheço quem viu e gostou.

Gatinhas e gatões

03gatinha060310 1 Os melhores filmes dos anos 80   parte2

Samantha Baker, uma adolescente que está completando 16 anos, sonha em namorar um colega que infelizmente namora uma linda jovem. Além disso, em virtude do casamento de sua irmã mais velha seu aniversário é totalmente esquecido e, como desgraça pouca é bobagem, um garoto começa a assediá-la de forma inconveniente. Este eu também nunca vi.

Falcão- campeão dos campeões

103c3u1 1 Os melhores filmes dos anos 80   parte2

De 1987, o filme conta a história de Lincoln Falcão (Sylvester Stallone). Ele é um caminhoneiro solitário em que ganha sua vida fazendo entregas pelo Estados Unidos da América em seu caminhão velho. Falcão como sempre é chamado, abandonou sua família por intermédio de seu sogro o Sr. Cuttler, pois sempre dizia que ele não prestava. Ao receber noticias de que sua ex-esposa esta com uma doença maléfica e a pedido da mesma, Falcão tem o difícil dever de conquistar a confiança e o amor de seu filho, que ele abandonou ainda pequeno. Em uma viagem de três dias para a Las Vegas Falcão realmente se mostrou quem era e demonstrou o que realmente sabia fazer de melhor, e colocou sua velha pratica em ação, a queda-de-braço. Com o passar do trajeto Lincoln foi ganhando a confiança de seu filho e em seu destino teria o campeonato mundial de queda-de-braço. Chegando a Las Vegas Falcão vende seu caminhão para inverter em aposto nele mesmo. Depois de muito esforço para chegar a final Lincoln tem o difícil trabalho de ganhar do campeão Bull Harley e ganhar o premio do torneio um caminhão novinho. Desse modo Falcão e seu filho podem recomeçar suas vidas, unidos o que é mais importante e esperado.

O segredo do abismo

segredodoabismo estendido Os melhores filmes dos anos 80   parte2

Uma equipe da marinha investiga nas profundezas, nas bordas de um abismo impenetrável, nas escuridão do oceano o desaparecimento de um submarino de guerra Americano. As suspeitas recaem sobre os russos, mas gradualmente, os cientistas descobrem seres estranhos, não hostis, que habitam as profundezas do oceano. Muito show! O filme tem ótimos efeitos especiais e boas interpretações do elenco.

A rosa púrpura do cairo

31c2aa postagem a rosa purpura do cairo 1 Os melhores filmes dos anos 80   parte2

Durante a Grande Depressão, uma garçonete que sustenta o marido bêbado e desempregado e que só sabe ser violento e grosseiro, costuma fugir da realidade assistindo sessões seguidas de seus filmes prediletos. Ao assistir pela quinta vez o filme “A Rosa Púrpura do Cairo”, ela tem uma grande surpresa quando vê o herói sair da tela e lhe oferecer uma nova vida. Excelente filme! Recomendo!

Os selvagens da noite

TheWarriors OsSelvagensdaNoite Os melhores filmes dos anos 80   parte2

Num futuro próximo, Nova Iorque está tomada pelas gangues adolescentes que guerreiam entre si e contra a polícia local. Cyrus, o líder da maior gangue da cidade, Gramercy Riffs, declara uma trégua e convoca uma reunião na intenção de unir todas as gangues novaiorquinas na guerra contra a abusiva polícia. No entanto, durante o seu pronunciamento, ele é assassinado por Luther, líder da gangue Rogues. Um dos Warriors, uma gangue do distante bairro de Coney Island testemunha seu ato. Luther imediatamente acusa do assassinato a gangue dos Warriors, fazendo com que os Riffs prontamente assassinem o líder chamado Cleon. Os Riffs anunciam numa estação de rádio que querem todos os Warriors, vivos ou mortos.

Assim, começa a corrida dos Warriors pela noite, tentando chegar de comboio até seu território, lutando contra todas as demais gangues hostis e a polícia. No meio do caminho, os Warriors perdem outros integrantes, se separam e ganham uma companhia feminina chamada Mercy que se envolve com o líder substituto, Swan. No final do filme, os Rogues encontram os Warriors nas praias de Coney Island e lá ocorre o supreendente embate final.

La bamba

acervo104 1 Os melhores filmes dos anos 80   parte2

O filme narra a história do cantor Ritchie Valens, que teve uma carreira meteórica no final dos anos 50 embalada com grandes sucessos como “Donna“, uma balada romântica composta para uma garota pela qual se apaixonou nos tempos de colégio, Donna Ludwig, e a mais famosa e título do filme, “La Bamba“, música tradicional mexicana, transformada em rock and roll por Valens, até o trágico acidente aéreo de 3 de Fevereiro de 1959, que matou Valens, com apenas 17 anos, Buddy Holly e The Big Bopper, o qual ficou conhecido como o dia em que o rock morreu.

Gotcha, uma arma do barulho

gotcha poster Os melhores filmes dos anos 80   parte2

Este filme é um clássico da sessão da tarde. Gotcha conta a aventura de um jovem estudante seduzido por misteriosa mulher que envolve-se em trama de espionagem na Alemanha Oriental.

Em algum lugar do passado

em algum lugar do passado Os melhores filmes dos anos 80   parte2

Richard Collier é um jovem teatrólogo que vai ao passado para reencontrar uma mulher que, no presente, disse ser seu grande amor. È um bom filme, com uma trilha sonora envolvente.

Os heróis não tem idade

cloak and dagger Os melhores filmes dos anos 80   parte2

Thomas, o garotinho que ficava amigo de um extraterrestre em ”E.T.”, aqui mais crescidinho e envolvendo-se numa aventura de espionagem e assassinato quando descobre projetos secretos do governo gravados num jogo de videogame. O roteiro é assinado por Tom Holland, que dirigiu o primeiro ”Brinquedo Assassino”, de 1988.

Tartarugas ninja

acervo176 1 Os melhores filmes dos anos 80   parte2

Este filme saiu em 1990 e foi um dos filmes de maior faturamento na história do cinema. Ele custou 13 milhões e faturou mais de cem milhões. Baseado nos personagens de quadrinhos, as tartarugas ninja salvam a repórter April O’Neil de bandidos, enquanto que o Clan Foot, liderado pelo Destruidor levantam uma onda de crimes na cidade de Nova York. Posteriormente, outros 3 filmes com os personagens surgiram.

Carrie, a estranha

carrie1 Os melhores filmes dos anos 80   parte2

Baseado num livro conto do mestre Stephen King, o filme foi adaptado para o cinema por Brian de Palma, estreando em 1976. Carrie, a estranha conta a história de Carrie, uma menina com aparentes problemas sociais que vive com a mãe, uma opressora fanática religiosa, que não compreende os poderes paranormais da jovem. As condições cruéis de sua escola, colocam Carrie à mercê de jovens mimadas que se aproveitam dela, expondo-a a vergonhas e inflingindo-lhe agressores de todos os tipos. Carrie vai gradualmente aumentando a percepção de seus poderes de telecinese. A cena classica deste filme ocorre na festa, quando um balde com litros de sangue de porco são despejados sobre ela. Carrie tem então uma crise nervosa, reagindo catatônica ao espetáculo macabro em plena festa de formatura. Subitamente as portas se trancam, o ambiente se incendeia e faíscas elétricas começam a espocar. Carrie cria o verdadeiro randevú dos diabos no meio da festa e mata quase todo mundo. Ela sai ainda em transe pela cidade, os poderes tele-cinéticos em clímax e completamente incontroláveis, provocando cada vez mais destruição. O filme não dá medo algum, apesar de ser psicologicamente perturbador em certos aspectos, como a relação da jovem com sua mãe, sobretudo na cena final, quando a mãe tenta matá-la afogada na banheira.

Pixote – a lei do mais fraco

l 82912 cee55c59 Os melhores filmes dos anos 80   parte2

Hector Babenco trouxe às telas a triste história do jovem, Pixote, menino de rua que encontrou no crime a condição de vida.

Depois de uma ronda policial, crianças de rua – incluindo Pixote – são enviados para um reformatório de delinquentes juvenis (FEBEM). A prisão é uma escola infernal onde Pixote cheira cola como fuga emocional para as constantes ameaças de abuso e estupro. Logo fica claro que os jovens criminosos são apenas joguetes para os sádicos guardas da Febem e para seu diretor.

Quando um menino morre por abuso físico por parte dos guardas, estes procuram jogar a culpa do assassinato em outro menino, o amante de Lilica (Jorge Julião), um garoto homossexual. Convenientemente, o amante de Lilica também “morre”, com a ajuda dos guardas. Logo depois, Pixote, Chico (Zenildo Santos), Lilica e seu novo amante Dito (Gilberto Moura) encontram uma oportunidade de fugir da prisão. Primeiro eles permanecer no apartamento de Cristal (Tony Tornado), um ex-amante de Lilica, mas quando surgem tensões entre eles e Cristal, o grupo vai para o Rio para fazerem uma negociação de cocaína com uma stripper conhecida de Cristal. Chegando lá, porém, eles acabam sendo passados para trás pela stripper (Elke Maravilha), que acaba matando Chico e sendo esfaqueada por Pixote, o que se torna o primeiro assassinato cometido pelo menino.

Eles encontram Sueli (Marília Pêra), uma prostituta abandonada pelo seu cafetão, e que acabara de fazer um aborto clandestino. Juntam-se a ela para roubar os clientes da prostituta durante os seus programas, mas o clima começa a ficar tenso quando Dito e Sueli ficam atraídos um pelo outro, causando profundo ciúme em Lilica, que acaba abandonando o grupo quando presencia Dito e Sueli fazendo sexo. O esquema de roubo acaba dando errado quando um americano que vai fazer um programa com Sueli reage inesperadamente quando Dito anuncia que vai assaltá-lo (porque aparentemente ele não entende Português), e os dois se atracam. Pixote, ao tentar acertar o americano, erra e acaba acertando e matando Dito, para desespero de Sueli. O americano também é morto por Pixote.

Desolados, Pixote e Sueli estão agora sozinhos no mundo. O menino tenta buscar o carinho de Sueli, procurando nela a figura de uma mãe, mas ela o rejeita e o manda embora. Ele então se vai e é visto andando por uma linha ferroviária, de pistola na mão, se afastando até ir desaparecendo na distância.

O ator que viveu pixote no cinema era mesmo um menino de rua e após o sucesso do filme, caiu no ostracismo e algum tempo depois encontrou a morte violenta nas mãos de um grupo de extermínio.

Os eleitos

oseleitos Os melhores filmes dos anos 80   parte2

O filme é uma adaptação para o cinema do livro homônimo de Tom Wolfe de 1979, sobre os pilotos de teste que foram envolvidos na pesquisa aeronáutica de alta velocidade na Edwards Air Force Base, bem como aqueles que foram selecionados para serem astronautas do Projeto Mercury, a primeira tentativa de voo espacial tripulado dos Estados Unidos. A história contrasta os Mercury Seven e suas famílias com os pilotos de testes, como Chuck Yeager, que foi considerado por muitos contemporâneos, como o melhor de todos eles, mas que nunca foi selecionado como um astronauta. Os Mercury Seven foram Scott Carpenter, Gordon Cooper, John Glenn, Gus Grissom, Wally Schirra, Alan Shepard e Deke Slayton.

O silêncio dos Inocentes

01 1 Os melhores filmes dos anos 80   parte2

Este foi um dos melhores filmes exibidos na década de 80.

Clarice Starling é uma jovem agente do FBI escalada para entrevistar um criminoso psicótico, inteligente e violento, com a intenção de capturar um serial killer que está solto, matando mulheres. Como elemento de ligação entre os crimes, apenas uma inusitada pista: casulos de uma borboleta tropical eram encontrados no interior dos corpos das vítimas.

O assassino seqüestra a filha de uma senadora, Ruth Martin e, com isso, todo o aparato policial é mobilizado para sua captura. Para fazer o perfil psicológico do seqüestrador, Clarice serve-se de um psicopata, Hannibal Lecter, condenado ao corredor da morte e detido há mais de oito anos.

Tem início um jogo de pistas e enigmas que elevam a tensão do filme, onde Hannibal, um ex-psiquiatra que se tornara canibal, consegue engendrar uma espetacular fuga. O seqüestrador é um homossexual que, insatisfeito com sua forma física, planeja construir para si uma segunda pele feminina, servindo-se das peles de suas vítimas. Sua última vítima era justamente a pequena filha da senadora, que é aprisionada num poço aberto no porão de uma velha casa.

Seguindo as pistas do psiquiatra-canibal, Clarice passa a concentrar suas investigações na primeira vítima do serial-killer: aquela que despertara sua cobiça deveria viver próximo a ele. Com isso, ela descobre a residência atual de um ex-vizinho dessa vítima e, já indo embora, vê uma mariposa exótica voando no interior da residência, indicando ser aquele o verdadeiro homicida. Tem início uma das seqüências mais tensas do cinema, que ocorre na escuridão dos porões da casa do assassino. O filme encerra, com a cena de Hannibal Lecter livre, nas ruas do Haiti, mote para a seqüência que efetivamente ocorreu, mas sem o mesmo sucesso.

O último imperador

o ultimo imperador poster Os melhores filmes dos anos 80   parte2

Esse  filme conta a história da vida de Aisin-Gioro Puyi, o último imperador da China Imperial. Com a vitória comunista em 1949 Puyi é entregue para a China – havia sido capturado por tropas soviéticas em 1945, considerado criminoso de guerra, ficara preso em um gulag até essa data. Através de flashes, o último imperador recorda a sua infância, foi proclamado imperador muito precoce, e como teve de viver isolado na Cidade Proibida – palácio imperial chinês localizado no meio de Pequim – com a restauração da república em 1912. Após, ele recorda como tornara-se um imperador fantoche em Manchukuo (1932 – 1945), então, sob o domínio japonês, razão pela qual é julgado pelo tribunal de Crimes de Guerra de Tóquio em 1946. Puyi vive, então, a partir de 1949, em um presídio para reeducação na China até 1959, ano no qual passa a ter uma vida comum em Pequim trabalhando como jardineiro no jardim botânico da cidade. Posteriormente atuou como bibliotecário da “Conferência Consultiva Política do Povo Chinês”. A partir de 1964, tornou-se membro dessa instituição. Escreveu uma autobiografia A primeira metade de minha vida, traduzido em inglês como From Emperor to Citizen. Casado várias vezes (com duas imperatrizes e três concubinas), morreu em 1967 de um câncer renal, sem deixar descendentes.

Sociedade dos poetas mortos

sociedade dos poetas mortos1989 poster grande3 Os melhores filmes dos anos 80   parte2

Conta a história de um professor de poesia nada ortodoxo, de nome John Keating, em uma escola preparatória para jovens, a Academia Welton, na qual predominavam valores tradicionais e conservadores. Esses valores traduziam-se em quatro grandes pilares: tradição, honra, disciplina e excelência. Com o seu talento e sabedoria, Keating inspira os seus alunos a perseguir as suas paixões individuais e tornar as suas vidas extraordinárias.

Ligações perigosas

ligacoes perigosas poster01 Os melhores filmes dos anos 80   parte2

Com um bom roteiro, boas locações, ótimas interpretações e uma produção bem cuidada, este filme de 1988 prende nossa atenção.

Na obra, a Marquesa de Merteuil pede que o amigo, o Visconde de Valmont, seduza a filha de uma de suas amigas, Madame de Volanges. Seu objetivo é vingar-se de um antigo amante, ao qual a jovem Cecile fora prometida em casamento. De início, Valmont desdenha a oferta, julgando a presa fácil demais: seu alvo é a recatada Madame de Tourvel, que visita a casa de campo de sua tia enquanto o marido está no exterior a negócios.

Valmont descobre, entretanto, que Madame de Volanges tem escrito em segredo a Madame de Tourvel para prevení-la quanto ao seu caráter, e decide seguir o plano de Merteuil. Para levar a cabo seus propósitos, eles contam com a ajuda do professor de música de Cecile, o ingênuo cavaleiro Danceny, por quem a jovem está apaixonada mas que não é visto por sua mãe como um potencial noivo. Valmont visita a tia e, fingindo agir como intermediário entre Cecile e Danceny, seduz facilmente a jovem. Mantém-se, contudo, firme na tentativa de vencer as resistências de Madame de Tourvel, o que finalmente acaba ocorrendo. A Marquesa prometera a Valmont passar uma noite em sua companhia caso ele conseguisse levar a cabo seu plano com Madame de Tourvel. Recusa, contudo, conceder-lhe o prêmio pelo sucesso até que ele rompa definitivamente com a nova amante, e ameaça manchar-lhe a reputação de sedutor em Paris. Valmont termina cedendo e abandona Tourvel, que cai gravemente doente.

Valmont retorna a Merteuil, que entrementes tornara-se amante de Danceny, e cobra o imediato pagamento de seu prêmio. A Marquesa recusa, e os dois declaram guerra. A Marquesa revela a Danceny que Valmont seduzira Cecile. Os dois duelam, e o último é mortalmente ferido. Antes de falecer, entrega ao rival uma coleção de cartas de Meurteil e pede a ele que visite Tourvel e revele a ela a natureza verdadeira de seu amor.

Após ouvir através de Danceny a mensagem de Valmont, Tourvel falece. O cavaleiro divulga as cartas de Meurteil, que é em seguida vaiada pelo público ao aparecer no teatro para assitir a uma ópera.

Ufa! É isso. Vou parar aqui porque eu tô cansado. Aguardo mais sugestões nos comentários. Se tiver muitos filmes faltando, faremos a parte III.

 

Anos 80:

Depois de horas

Asas da Liberdade

A cor purpura

A encruzilhada

Expresso da Meia-Noite

A hora da zona morta

Ruas de Fogo

inicio dos anos 90:

Intruders

O Urso

Sonhos

O jogador

Pulp Fiction